contato@institutoacqua.org.br

Família atendida na Maternidade Benedito Leite (MA) realiza planejamento familiar e indica serviços

23/09/2019

Implantação de DIU e orientações de equipe multiprofissional são serviços ofertados pela unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão

O casal João Guilherme Sáfadi dos Santos e Marcelle Ferreira Almeida Sáfadi escolheu a Maternidade Benedito Leite, em São Luís (MA), para receber atendimento de inserção do DIU (dispositivo intrauterino). O serviço é gratuito e integra o Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo que realiza, em média, 200 atendimentos mensais. Após o procedimento, João compartilhou elogios nas redes sociais e indicou os serviços da maternidade.

A decisão do casal foi dialogada junto com a equipe de profissionais da maternidade que oferece, todas as sextas-feiras, às 14h, orientações sobre métodos contraceptivos disponíveis e o planejamento familiar. O Centro Sentinela funciona desde 2017 e está estruturado com ambulatório e equipe multiprofissional formada por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem dentro da unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão.

“Tanto as gestantes que tiveram o parto na maternidade como os usuários da comunidade em geral podem participar da reunião onde é feita uma palestra coletiva. Após a exposição dos métodos, cada família tem atendimento individual para informar sua escolha”, explicou Kelma Lucena, coordenadora de enfermagem da Maternidade Benedito Leite.

Após essa reunião é feito o agendamento de data e horário para inserção do DIU, que é realizado de segunda a quinta, no período da tarde. Marcelle, acompanhada do marido João Guilherme, foram atendidos rapidamente, e em pouco menos de 20 minutos, ela saiu da unidade com o dispositivo implantado.“Buscamos esse atendimento porque queremos planejar melhor a nossa próxima gestação. Somos pais de uma menina que tem 1 ano e 2 meses e queremos curtir essa etapa com ela até metade do segundo ano de vida dela para que Marcelle possa engravidar novamente”, disse João Guilherme.

João ressaltou que a decisão é sempre do casal. “Acho importante que todas essas decisões sejam em conjunto e tenham sempre a presença do companheiro, marido ou namorado. Eu sei que pode haver uma margem de erro, mas, de todos os métodos foi o que consideramos o mais seguro”, falou.Após a inserção do dispositivo na esposa, João Guilherme, que já participa ativamente das rodas de casais grávidos na maternidade, publicou uma postagem em seu perfil no Instagram (@painaintegra) elogiando o atendimento e compartilhando informações para outros casais.

Centro Sentinela – O serviço foi inaugurado em março de 2017 na Maternidade Benedito Leite com o objetivo de fortalecer as ações de redução da mortalidade materna e infantil no âmbito estadual e melhorar a qualidade de vida das pacientes, com orientações sobre métodos contraceptivos como o uso de camisinha, medicamentos via oral e intramuscular e DIU.

O DIU de cobre, como o nome sugere, é uma haste revestida com este metal. Ele libera pequenas quantidades de cobre no útero, causando algumas alterações no endométrio (tecido que recobre a parte interna deste órgão), no muco e na motilidade das trompas. Ocorre uma reação inflamatória que não faz mal ao organismo, mas torna a região hostil ao espermatozóide.

Qualquer mulher que já tenha vida sexual e participe da reunião de orientação pode receber o atendimento. Após 15 dias da inserção é realizado, na própria maternidade, um exame de ultratransvaginal para avaliação e posterior acompanhamento com ginecologista. O dispositivo tem a validade de 10 anos e pode ser retirado em qualquer período.

Um comentário em “Família atendida na Maternidade Benedito Leite (MA) realiza planejamento familiar e indica serviços”

  1. ROSA Maria Ferreira disse:

    Fico muito feliz em participar desça equipe que cada dia vem crescendo agradecer tds que vieram procurar método, muito grata .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *