contato@institutoacqua.org.br

Gestante elogia atendimento na Maternidade Humberto Coutinho (MA)

17/02/2021

Laiane Alves de Oliveira teve parto de gêmeos na maternidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão e gravou vídeo de agradecimento

A alegria de trazer ao mundo dois bebês no mesmo parto com segurança, respeito e confiança foi o que motivou a paciente Laiane Alves de Oliveira Frazão a gravar um depoimento em vídeo agradecendo atendimento recebido na Maternidade Humberto Coutinho, em Colinas (MA), na última segunda-feira (15/02). A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e mantém o Serviço de Atenção Ambulatorial Especializada, com atendimento a gestantes de alto risco.

“Jamais poderia sair da maternidade sem deixar esse pequeno testemunho. Estou aqui para falar do belíssimo atendimento que recebi durante 9 meses. Todos os profissionais são muito competentes. Quero dar parabéns a todos vocês que fazem parte da área da saúde”, disse.

Natural da cidade de Jatobá (distante 41 km de Colinas), a paciente foi regulada para atendimento na maternidade após consulta na Unidade Básica de Saúde do município que reside. O Serviço de Atenção Primária à Saúde dos municípios incluídos na Regional de Saúde da região de Colinas realiza a estratificação das pacientes e encaminha para o atendimento especializado na maternidade. O agendamento das consultas é feito por telefone ou por e-mail.

A coordenadora do Serviço de Atenção Ambulatorial Especializado da maternidade, Marllany da Silva Pereira Santos, explica que o atendimento do setor é feito em parceria com o serviço municipal de atenção primária à saúde. “Aqui no ambulatório especializado fazemos a avaliação do risco gestacional com acompanhamento multiprofissional. A equipe conta com médico, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, assistente social, enfermeiro e técnico de enfermagem, e fazemos um ciclo de atenção contínuo com mapeamento e acompanhamento de fatores de risco e cuidados assistenciais para garantir o parto seguro”, disse.

A profissional ressalta ainda que a gravidez de gêmeos é considerada de alto risco por ser suscetível ao aborto espontâneo, o desenvolvimento de diabetes gestacional, pré-eclâmpsia e parto prematuro. No ambulatório especializado são feitos exames de imagem, testes laboratoriais, acompanhamento nutricional e medicações específicas. O serviço funciona desde 29 de janeiro de 2020.

Laiane Oliveira deu início ao atendimento pré-natal no primeiro trimestre da gestação, com 11 semanas e 14 dias. Ao todo, foram oito consultas realizadas até o parto dos gêmeos. Às 13h35 do dia 15 de fevereiro nasceram os bebês, com 37 semanas e 3 dias, de parto cesariano e saudáveis. A primeira foi uma menina, pesando 2,670kg e com 49 cm de estatura. O segundo bebê, um menino, pesou 2,800kg, com mesmo tamanho.

O atendimento na maternidade cumpre ainda os protocolos de segurança e medidas de precaução contra a Covid-19. A maternidade já realizou mais de 200 partos neste ano. Foram 167 cesarianas e 115 partos vaginais. “As gestantes e acompanhantes são orientadas quanto à obrigatoriedade do uso de máscaras e regras de higiene. Na entrada dos pacientes, na classificação de risco, nós realizamos testes de Covid. Caso ela esteja positivada, é encaminhada para o setor de isolamento para atendimento direcionado. Se o resultado for negativo, vai para a Central de Parto da maternidade”, finalizou Marllany Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *