contato@institutoacqua.org.br

Gestantes recebem orientação sobre métodos de alívio da dor em roda de conversa na Maternidade Benedito Leite (MA)

05/03/2020

Encontros reúnem casais grávidos e acontecem quinzenalmente na unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

A equipe da Maternidade Benedito Leite, em São Luís (MA), quinzenalmente promove encontros com objetivo de informar sobre direitos e etapas do parto às gestantes e acompanhantes. São as rodas de casais grávidos, abertas ao público, e que servem como primeiro acolhimento das pessoas interessadas em ter o parto na maternidade. O 4º encontro da 10ª Roda de Casais aconteceu na última quarta-feira (04/03), na unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão.

Inicialmente, as participantes relaxaram o corpo com atividades de respiração, alongamento e exercícios físicos orientados pela supervisora multidisciplinar e fisioterapeuta Luiza Maria Miranda Martins. Na sequência, o enfermeiro-obstetra Célio Roberth apresentou as etapas do trabalho de parto, da evolução das dores até o parto. Os dois profissionais integram a equipe da maternidade.

Os exercícios físicos e de relaxamento são importantes para que cada gestante adquira consciência corporal e possa adaptar suas funções no cotidiano com a postura adequada. É comum sentir dores corporais durante a gestação e quanto mais cedo elas desenvolvem essa autoconsciência corporal, melhor será a colaboração no trabalho de parto, como explica a fisioterapeuta Luiza Miranda.

“São muitas adaptações e mudanças físicas e psicológicas ao longo da gestação. Aumento de peso, volume de sangue, hormônios, pele. Cerca de 50% das gestantes vão sentir dor ao longo da fase gestacional e metade delas irá ter alguma incapacitação nas atividades diárias pelo excesso de dor. Os exercícios e alongamento ajudam na postura, no alívio das dores, em atividades como sentar, deitar, atividades domésticas, entre outras coisas”, afirmou.

A fisioterapeuta explica ainda que na etapa do trabalho de parto é importante a gestante ter essa consciência corporal. Na assistência da maternidade, sete profissionais de fisioterapia integram a equipe multiprofissional. “Os fisioterapeutas atuam no acompanhamento e na orientação dessas atividades durante o trabalho de parto. Tudo está na mente, nesse controle da mente que ajuda no controle do corpo. Na hora do parto a carga emocional é muito forte e é importante a gestante ter o domínio da dor que pode ser controlada pela respiração”, ressaltou Luiza Miranda.

Victor Rodrigo Feitosa Sampaio, 31 anos, nutricionista da maternidade, participou da roda acompanhando a esposa Larissa Cristina. O casal espera a chegada da primeira filha, que está no sétimo mês de gestação. “Mesmo sendo profissional de saúde, a gente entra nessa etapa da vida e recebe muita informação. Considero importante ter a troca de experiência aqui para organizar todas essas informações, compreender melhor essa fase junto com a minha esposa”, falou.

Já Fernanda Maiara Holanda, 31 anos, com 35 semanas de gestação, participa da roda desde o início e tem se sentido acolhida. “Vou ter o parto em maternidade particular, mas venho aqui pelo aprendizado. É a minha primeira gestação e tem sido fundamental para me organizar emocionalmente. A gente entende pelo que está passando junto com os profissionais e com outras gestantes, ficamos mais tranquilas”, disse a advogada.

O próximo encontro será realizado no dia 11 de março, a partir das 14h, e abordará o tema da elaboração do plano de parto, cuidados com o recém-nascido e métodos de alívio da dor. Para participar, basta fazer inscrição na recepção da maternidade, localizada à Avenida Jerônimo de Albuquerque, no bairro Cohab Anil, em São Luís.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *