contato@institutoacqua.org.br

Gestores e responsáveis técnicos do Instituto Acqua participam de capacitação em excelência operacional na saúde via Proadi-SUS

20/01/2023

Iniciativa faz parte da pós-graduação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), desenvolvido em parceria com hospitais de referência

O Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão e o Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, capacita gestores e responsáveis técnicos da instituição em programa de pós-graduação sobre excelência operacional na saúde, do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde. O Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), de São Luís, é a referência do projeto desenvolvido pelos profissionais e recebeu a visita, na última quinta-feira (19/01), do tutor do curso, Cristiano Saraiva.

A capacitação a nível de especialização tem foco em hospitais de alta complexidade, como é o caso do HCM. As primeiras aulas tiveram início em junho de 2022 com disciplinas presenciais e remotas. A duração do curso é de 18 meses. Edilson Medeiros, diretor do HCM, falou da importância da capacitação para a qualidade da assistência do hospital. “Nós escolhemos como projeto de estudo no curso o foco nas cirurgias cardíacas e estamos nos qualificando para identificar e avaliar a questão operacional deste setor, desde a entrada do paciente até a cirurgia, de modo a qualificar o processo na excelência exigida e termos mais cirurgias deste tipo sendo realizadas no hospital”, pontuou.

Na grade curricular do curso estão disciplinas como planejamento estratégico, gestão de projetos em saúde, análise financeira de negócios, medição do Green Belt, fluxo de receita, cadeia de suprimentos, gestão de conflitos, gestão de mudanças, gerenciamento de riscos assistenciais, tecnologias digitais em hospitais, entre outros conteúdos que vão garantir a excelência dos profissionais do Instituto Acqua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *