contato@institutoacqua.org.br

Governo do Maranhão e Instituto Acqua inauguram Maternidade Humberto Coutinho em Colinas

26/09/2018

Unidade será referência no atendimento de todos os municípios do Médio Sertão Maranhense

O Maranhão acaba de ganhar mais um importante equipamento de saúde. Sob gestão compartilhada entre Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Maternidade Humberto Coutinho, que é a terceira maior do Estado, atenderá casos de urgência e emergência em regime de 24h, nos sete dias da semana, sendo referência no atendimento humanizado e assistência ambulatorial para gestantes de alto risco de toda região do Médio Sertão Maranhense.

A unidade de saúde possui 2.700 m² e 52 leitos disponíveis, sendo 43 leitos de internação e nove na Unidade Neonatal de Cuidados Progressivos – destes, três são Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), três de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCO) e três de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCA). A unidade disponibiliza ainda cinco leitos PPP (pré-parto, parto e pós-parto).

A Maternidade Humberto Coutinho estimulará o parto natural com apoio e cuidados contínuos, disponibilizando os métodos não farmacológicos para alívio das dores, como bola para atividades durante o pré-parto, banqueta, água morna, televisão, música ambiente, inclusive com luz adaptável por conta do momento das contrações, além de alas climatizadas.

Na maternidade, as gestantes e puérperas contarão com atenção em saúde integral, que vai do reforço do planejamento familiar à confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal, parto e pós-parto.

Durante a solenidade de inauguração, realizada nesta quarta-feira (26/09), o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, reiterou que a unidade vai assegurar assistência oportuna na rede materno-infantil.

“Com a nova maternidade, ampliamos a rede assistencial materno-infantil com serviços que não existiam na região como, por exemplo, o ambulatório de gravidez de alto risco.”

Na reta final da gestação, Graciete da Silva Duarte, 35 anos, moradora do município de Paraibano, visitou as instalações e planeja o nascimento do bebê na nova Maternidade Humberto Coutinho. “Sem dúvida é um ganho para todas as mulheres da região, pois não fica devendo nada para a estrutura das maternidades particulares. Vamos ter toda a assistência que precisamos e isso me deixa muito emocionada”, afirmou.

“Assim como nas demais maternidades em que fazemos gestão, Colinas terá o diferencial do atendimento humanizado e todo o suporte de equipe multidisciplinar. O Instituto Acqua e a SES estão completamente empenhados para garantir a qualidade do atendimento,”, destacou o diretor-presidente do Instituto Acqua, Ronaldo Querodia.

Posto de Registro Civil – O secretário-adjunto de Participação Popular da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Gilvan Alves, participou da solenidade de entrega do 22º Posto de Registro Civil de Nascimento (RCN), inaugurado também na Maternidade Humberto Coutinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *