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Himaba (ES) implanta atendimento ambulatorial em neuropediatria por teleconsulta

27/04/2022

Serviço de atendimento médico remoto já registrou em 30 dias mais de 170 consultas com neuropediatras  

O Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), localizado em Vila Velha (ES), e atualmente gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), agora também oferece o serviço de teleconsulta, disponível para a especialidade de neuropediatria. De março – mês em que teve início o atendimento – a abril, mais de 170 crianças e adolescentes já foram atendidos. As consultas são realizadas de segunda a sexta, das 7h às 19h, com o paciente e o responsável em consultório, acompanhados de um profissional da enfermagem no local, e os médicos através de videoconferência.

Coordenadora do ambulatório e do serviço de teleconsulta, Ana Paula Lehrbach explica que o agendamento é realizado por regulação e o retorno é marcado de forma presencial após o atendimento, e a ferramenta tem sido eficaz na rotina de consultas. “Com essa modalidade de atendimento online, pudemos ampliar nossa oferta de especialidades e, com isso, acolher mais pacientes. Antes de efetivamente aplicar a tecnologia no setor, realizamos treinamentos e capacitações com a equipe. No entanto, é claro que, como todo recurso tecnológico, precisa ser constantemente aperfeiçoado, algo que buscamos fazer diariamente”.

Quem passou pelo atendimento virtual foi Renan dos Santos, de 7 anos, acompanhado da mãe Ana Cristina Cassula dos Santos, que afirmou ser a primeira consulta do filho no Himaba. “Não conhecia essa modalidade de atendimento, mas gostei bastante. Ela facilita a rotina de quem precisa de assistência médica, ampliando a disponibilidade de profissionais qualificados. Pude tirar todas as minhas dúvidas durante a conversa com a especialista. Essa é a primeira vez que trago meu filho ao hospital e avalio a experiência como bem positiva”.

O diretor-geral do Himaba, Fábio Diehl, destaca que uma das propostas desta gestão é aplicar tecnologias eficazes na rotina hospitalar de forma a tornar a qualidade da assistência cada vez mais satisfatória, impactando no atendimento prestado à população. “A teleconsulta foi um grande destaque durante o período mais severo da pandemia e, mesmo não substituindo o presencial, lança um novo olhar sob as ferramentas facilitadoras e qualitativas da medicina. Uma realidade que antes só seria possível nas redes particulares de saúde, agora disponível também para a população atendida pelo SUS. Temos orgulho em estarmos entre os primeiros do Estado a garantir a realização desse serviço”, pontua.

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