contato@institutoacqua.org.br

Himaba (ES) incentiva roda de conversa e atividades de relaxamento para marcar Dia Mundial de Doação de Leite Humano 

24/05/2022

Como forma de incentivar e fortalecer a prática do aleitamento materno no Hospital infantil de Vila Velha, o Banco de Leite Humano da instituição desenvolveu programação na última semana

No Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado na última quinta-feira, 19 de maio, o Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardinho Alves (Himaba), localizado em Vila Velha (ES) e atualmente gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), realizou atividades especiais para orientar sobre a importância do aleitamento materno e do Leite Humano para o desenvolvimento do recém-nascido. A roda de conversa, que contou com a participação de pacientes da maternidade e mães que acompanham bebês internados nas Unidades de Terapia Intensiva e Semi-Intensiva, foi mediada pela coordenadora geral do Banco de Leite da instituição, Angélica Carvalho. Ao final da atividade, um momento de descontração: alongamentos e técnicas de respiração ensinadas pela fisioterapeuta Angélica Grigio, proporcionando o relaxamento das mães, importante para o processo de amamentação. A ação foi unanimidade entre as mães participantes, que estiveram atentas a todas as informações passadas e aproveitaram para esclarecer as dúvidas relacionadas ao aleitamento materno.

Doadora de Leite Humano e incentivadora da prática, Geisa Hossokawa participou do bate-papo e compartilhou sua experiência com as participantes. “Agradeço o convite para participar de um momento tão fundamental e que reforça a importância da amamentação tanto para o bebê quanto para estas mães. É um elo que os une e gera um impacto positivo para ambos. Uma doação tem uma representatividade enorme para muitos recém-nascidos. Sabemos que, hoje, com a divisão da mulher entre a rotina pessoal e profissional, tudo fica mais corrido e é preciso planejar o dia a dia levando isso em consideração. Como médica plantonista e mãe de 3 filhos, também precisei me adaptar. Levar essa experiência até as participantes é uma forma de incentivá-las e fazê-las acreditar no poder da amamentação”, disse.

Angélica Carvalho, que também atua como presidente do Comitê de Aleitamento Materno, destacou a importância de propostas como esta em uma instituição voltada para o atendimento materno-infantil, que ainda é referência estadual em método canguru. “Ações comemorativas são fundamentais. É uma oportunidade de aproximar o hospital da comunidade, os profissionais de saúde dos pacientes e acompanhantes que são acolhidos na instituição. Além de propagar a importância do leite materno, também promovemos a atitude solidária do compartilhamento. Uma mãezinha pode ser fonte de vida para tantos outros bebês, que, por diversos fatores, não consegue receber o chamado alimento de ouro vindo da sua genitora. É um ato, acima de tudo, de amor. Estamos felizes com o resultado dessa movimentação”, comemorou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *