contato@institutoacqua.org.br

Himaba (ES) presenteia bebês com móbiles artesanais

20/01/2023

Iniciativa foi criada por Fernanda Dutra, Terapeuta Ocupacional, para estimular o desenvolvimento dos recém-nascidos internados na UTI Neonatal, no Médio Risco e Canguru do Hospital infantil de Vila Velha gerenciado pelo Instituto Acqua

Bebês internados nos setores de UTI Neonatal, Médio Risco e Canguru do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), localizado em Vila Velha (ES), e gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), recebem presente especial desenvolvido pela Terapeuta Ocupacional da unidade, Fernanda Dutra. Em dezembro, a profissional deu início à produção de móbiles artesanais para entregar como “mimo de Natal”. No entanto, o resultado foi tão positivo que manteve a distribuição.

Fernanda destaca que além de contar com a função recreativa para o bebê, o móbile também estimula o desenvolvimento visual, qualificação do estado de alerta, e qualificação da atenção e da interação da criança com o meio. Além disso, contribui para a regulação do ciclo sono-vigília, quando usado adequadamente (durante o dia). Esse modelo criado pela Terapeuta usa linha, uma pequena bola natalina e impressões de imagens em alto contraste plastificadas – afinal o item deve ser higienizado frequentemente. “Tivemos um retorno muito importante das mamães que receberam o presente. O móbile é pendurado acima do berço, no campo de visão do paciente a 30 cm de distância, de forma que esteja perceptível, estimulante e confortável para ele. Quando recebem alta hospitalar, levam o brinquedinho para casa”, explica.

Mavy Victorie Rocha de Oliveira, de 1 mês, foi uma das recém-nascidas que recebeu o brinquedo. Amanda Rocha dos Santos, mãe da prematura nascida de 30 semanas, que passou pela UTI Neonatal e agora está na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo), elogiou a iniciativa e disse que a reação da filha a surpreendeu. “Achei que por ela ser bem pequenininha ainda, não fosse despertar a atenção. Mas quando a segurei no colo e mostrei o móbile, ela ficou encantada. Os olhinhos percorriam e acompanhavam os objetos pendurados. Já levei para casa e pendurei no berço, que está aguardando o retorno da Mavy”, relata.

Quem também está aproveitando o presente é Lorenzo Henker de Almeida, de 3 meses. Segundo a mãe, Alissan Kaethlyn de Souza, ele interage com os itens pendurados e fica por muito tempo admirando as figuras. “Já estava em processo de produção de um móbile para o berço dele em casa e esse presente recebido me estimulou na confecção. Inclusive, a Fernanda tem sido um apoio e dado dicas importantes como o uso de cores fortes para despertar o interesse do meu filho”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *