contato@institutoacqua.org.br

Himaba (ES) realiza ação de conscientização sobre diabetes

19/11/2021

Atividade foi desenvolvida em alusão ao Dia Mundial do Diabetes e contou com a participação de colaboradores e acompanhantes de usuários do hospital infantil em Vila Velha

Com objetivo de reforçar diariamente o compromisso com a saúde dos colaboradores e usuários da instituição, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha (ES), gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), realizou ação de combate e conscientização do diabetes na última terça-feira (16/11). Com apoio de estudantes de Medicina da Universidade Vila Velha (UVV), supervisionados pela professora Mônica Barros de Pontes, foram realizadas atividades como aferição de pressão arterial e glicemia capilar, cálculo do Índice de Massa Corporal e mapeamento do número de casos da doença entre o público participante, além de conscientização acerca da prevenção e manutenção de hábitos que podem evitar o desenvolvimento da doença. As atividades foram desenvolvidas em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro.

Para Letícia Paterline, estudante de medicina do 3º período da Universidade Vila Velha, atividades de conscientização despertam atenção especial a quem não está habituado com a rotina de exames. “O diabetes é uma doença silenciosa e pode desenvolver alguns fatores de risco, caso não seja investigado a fundo, agravando os sintomas e complicações”, pontuou. Enquanto supervisionava a atividade, Mônica Barros de Pontes, que atua na Universidade Vila Velha e no Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam), alertou sobre questão rotineira. “Nos preocupamos com o bem-estar dos usuários da instituição, mas em alguns momentos negligenciamos a nós mesmos. Esquecemos que, primordialmente, devemos estar atentos também aos cuidados com nossa qualidade de vida e os sinais que nosso corpo dá quando há algo de errado. É necessário que, como cuidadores, mantenhamos a rotina de zelar por nossa saúde, e, com essa ação promovida pelo Himaba, os profissionais puderam monitorar”.

Enfermeira atuante na admissão da maternidade, Maria Aparecida Soares Batista foi uma das colaboradoras que participou da avaliação, e aproveitou para ressaltar a importância desse tipo de ação para os profissionais. “Tenho o costume de me cuidar, estar sempre atenta aos sinais do corpo, medindo glicose e pressão, por exemplo. Aproveitei a oportunidade para manter os cuidados em dia. Iniciativas como essa são sempre uma forma de valorizar os que estão na linha de frente. É bom saber que quem cuida também está sendo cuidado”.

Dia Mundial do Diabetes – Celebrada em 14 de novembro, a data foi escolhida pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para reforçar a conscientização a respeito da doença, principalmente para evidenciar a importância da prevenção e oferecer alternativas para as complicações enfrentadas pelos pacientes. De acordo com a IDF, uma a cada 10 pessoas convive com a diabetes — mundialmente. Só no Brasil, mais de 16 milhões de pessoas possuem a doença. Além disso, quase metade das pessoas diabéticas não possuem sintomas, o que a caracteriza como uma doença silenciosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *