contato@institutoacqua.org.br

Hospital da Criança de Colinas (MA) promove campanha Fevereiro Roxo e Laranja

25/02/2022

Iniciativa integra ações de humanização em unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Na última semana, equipe do Hospital da Criança de Colinas, no Maranhão, promoveu ação de conscientização e prevenção do retinoblastoma e da leucemia na infância. A iniciativa integra a campanha Fevereiro Roxo e Laranja nas unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A palestra sobre o tema foi conduzida pela acadêmica de Medicina e auxiliar do cirurgião pediátrico do hospital, Raquel Oliveira de Sousa Silva, que abordou sintomas, características e manejo clínico de pacientes com as doenças. “Embora a unidade de saúde não seja referência para esses tipos de câncer, a campanha nos possibilita reconhecer em tempo os sinais e sintomas dessas doenças, de forma a garantir o diagnóstico precoce para que o tratamento seja feito com eficiência, podendo até ocorrer a cura. É uma forma de capacitar os profissionais para reconhecer os sinais que são manifestados nessa doença”.

O retinoblastoma é um tipo de câncer que se manifesta no olho. A princípio, com pouco ou nenhum sintoma, mas perceptível quando uma pupila fica branca no contato da luz com olho. Segundo a profissional, há casos de pacientes que desenvolvem a doença antes de 1 ano de idade. No Brasil, a doença é popularmente conhecida como “olho de gato”. A orientação clínica é levar a criança ao oftalmologista tão logo o fenômeno seja identificado. Também pode ser identificado por outras características, como dor no olho, problemas de estrabismo, redução da visão, globo ocular mais que o normal ou também ambliopia (olho preguiçoso).

Já a leucemia é um câncer que acontece na formação das células sanguíneas, dificultando a capacidade do organismo de combater infecções. Entre os principais sintomas, estão: febre, infecções recorrentes, sangramentos no nariz e gengivas, dor ou sensação de inchaço abaixo das costelas, hematomas, fraqueza, cansaço, dores de cabeça, tonturas, perda de apetite, dor nos ossos, pontos vermelhos na pele ou até caroços na virilha, axilas ou pescoço.

O Hospital da Criança de Colinas ainda não constatou pacientes com casos da doença e, caso identifique, está orientado a encaminhar aos centros de saúde especializados em câncer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *