contato@institutoacqua.org.br

Hospital de Campanha de Parauapebas (PA) atende 22 pacientes no primeiro dia

20/05/2020

Na terça-feira, 22 pacientes foram regulados para o novo hospital; até esta quarta-feira (20/05) totalizaram 25 em tratamento

O Hospital de Campanha de Parauapebas (PA), inaugurado nesta terça-feira (19/05), para ampliar e reforçar a rede pública de saúde durante a pandemia do novo coronavírus, recebeu 22 pacientes em seu primeiro dia de funcionamento. O hospital, que teve aporte da Vale, é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

“Começamos as atividades alinhando os fluxos de admissão dos pacientes e os protocolos de atendimentos de toda a equipe multidisciplinar. Tivemos a participação dos consultores do Hospital Albert Einstein para troca de experiências e definição de estratégias que conduzem a excelência dos trabalhos”, detalha David Dias, diretor-geral do HC Parauapebas.

Até o início da tarde desta quarta-feira (20/05) o hospital havia recebido 25 pacientes, sendo 24 regulados via Unidade de Pronto Atendimento e um do Hospital Geral de Parauapebas (HGP), após alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Nhirly Brito, diretora de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e presidente do Comitê Municipal da Covid-19, explica o fluxo de atendimento. “Nosso hospital de campanha não é porta aberta, a população não deve procurá-lo. Os pacientes atendidos lá são aqueles encaminhados pelos médicos da UPA ou do Pronto Socorro para internação, por meio do sistema de regulação. Se o paciente apresentar quadro indicativo de UTI, será encaminhado direto para o HGP”.

O Hospital de Campanha inicia com 27 leitos de enfermaria e cinco leitos de estabilização, para onde são levados os casos que se agravam, mas não precisam de UTI. Nos próximos dias, conforme a necessidade de internação, o número de leitos expande até completar 100 vagas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *