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Hospital de Campanha de Parauapebas (PA) implanta tablets para humanizar atendimento

06/06/2020

Acompanhados por psicólogo, pacientes podem realizar videochamadas para familiares, diariamente; ação, além de humanizar, oferta conforto e ajuda na recuperação

A pandemia do novo coronavírus impôs restrições de visitas a pessoas internadas para tratamento da Covid-19. Mas a interação social, além de humanizar o atendimento hospitalar, contribui na recuperação dos pacientes. Para minimizar o impacto emocional do isolamento necessário, o Hospital de Campanha (HC) de Parauapebas acaba de implantar três tablets para possibilitar o contato entre pacientes e seus familiares por meio de videochamadas. Este novo canal de comunicação também vai facilitar contato entre as equipes médicas e as famílias, com intuito de acompanhar a evolução clínica e recuperação dos pacientes. O HC, que teve aporte da Vale, mantém gestão do Instituto Acqua em parceria com a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

O atendimento psicológico já faz parte da rotina dos pacientes, e agora, antes e depois das videoschamadas que duram cerca de dez minutos, os pacientes também terão acompanhamento terapêutico. Além de encurtar distâncias, o foco é motivar os pacientes, como explicou o psicólogo Felipe Lemos de Oliveira. “Nós percebemos que é muito importante esta interação entre o paciente e sua família. A saúde do paciente é muito beneficiada com esses momentos de interação, este vínculo e força que ele recebe da família através de uma ligação em vídeo vem de maneira importante trazer conforto e reforço ao paciente fragilizado”.

Internado há 15 dias no Hospital de Campanha, Sady Gonçalves Pereira, 69 anos, agradeceu ao auxílio dos profissionais em sua recuperação. “Nesses 15 dias que estou internado aqui só tenho a agradecer a Deus por receber apoio de todos os profissionais do hospital. Eu oro todo dia por esses profissionais, para Deus dar inteligência para eles continuarem salvando vidas”, disse o paciente que também efetuou chamadas por vídeo com a nova tecnologia adquirida pelo HC.

Com atendimento humanizado, o HC oferece informações do quadro de saúde de cada paciente para os familiares, diariamente. O objetivo desta iniciativa tecnológica é a melhora do quadro emocional por meio de carinho e atenção. Após a alta, pacientes e familiares também recebem orientações para cuidados em casa. “Nossa gestão investe muito em humanização, marca do Instituto Acqua ao longo de 21 anos. Possibilitar esse contato virtual entre paciente e familiar ajuda significativamente e aproxima, principalmente nesse período de distanciamento. Para nós é motivo de alegria ver a satisfação de cada paciente após atualizar a conversa com àqueles que mais amam. Nos dá ainda mais motivação nesse combate ao novo coronavírus”, exemplifica David Dias, diretor-geral do HC.

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