contato@institutoacqua.org.br

Hospital de Trauma de João Pessoa (PB) inicia aperfeiçoamento com mentoria do Sírio-Libanês

27/08/2019

Além de prever melhoria operacional de urgências e emergências, programa atua para diminuir superlotação em prontos-socorros

Representantes do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa (PB), iniciaram uma jornada de treinamento e aperfeiçoamento. Trata-se do projeto Gestão Avançada em Serviços de Urgência, sob mentoria do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo. O projeto promove melhorias no atendimento hospitalar de urgências e emergências à população brasileira que utiliza o sistema público de saúde. O Hospital de Trauma é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba.

O workshop, entre os principais objetivos, proporciona o entendimento do cenário atual do serviço de urgência, conhecimento dos novos conceitos e teorias sobre melhoria operacional. Uma iniciativa desenvolvida pelo Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI) e executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês.

Com isso, o projeto com metodologia Lean prevê melhorar a gestão nas emergências racionalizando recursos, reduzindo desperdícios e otimizando espaços e insumos para diminuir a superlotação nas urgências hospitalares. Essas ações facilitam o acolhimento e atendimento dos pacientes nos prontos-socorros dos hospitais.

Segundo o diretor-geral do Hospital de Trauma, Leonardo Leite, os profissionais do Hospital Sírio-Libanês visitam os prontos-socorros e se reúnem com gestores e profissionais dos estabelecimentos para identificar dificuldades e implementar ações de melhoria, de acordo com as ferramentas da Lean, bem como capacitar as equipes. “O Lean oferece ao time do hospital ferramentas modernas de gestão em emergências, já que é uma filosofia de gestão voltada para melhoria de processos baseada em tempo e valor, desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios e atividades de baixo valor agregado”, explicou.

Para o coordenador de enfermagem da urgência, Jamerson Souza, a participação do Hospital de Trauma no projeto Lean é uma vitória para todos que fazem parte da instituição. “Estamos nos empenhando ao máximo para conseguir desempenhar todos os pontos do projeto. A população paraibana merece ser tratada com muito respeito e dedicação”, frisou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *