contato@institutoacqua.org.br

Hospital de Trauma de João Pessoa (PB) oferece ginástica laboral aos colaboradores

16/08/2019

Gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), hospital mantém práticas de humanização e também atua no cuidado com a saúde dos profissionais

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa (PB), oferece, em parceria com o curso de fisioterapia da Faculdade Maurício de Nassau, ginástica laboral. Todos os setores da instituição participam das atividades, que acontecem no local de trabalho, com exceção das áreas de urgência e emergência. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Segundo a coordenadora no Núcleo de estágios, capacitação e eventos da instituição, Nece Efigênia Lino, o projeto foi pensado para proporcionar mais conforto para todos os colaboradores da instituição. “O programa foi criado pensando única e exclusivamente nos funcionários da unidade de saúde, pois acreditamos que o cuidador também necessita receber cuidados com sua saúde e comodidade, tendo em vista que em grande parte do seu tempo ele se encontra no ambiente de trabalho”, ressaltou.

Nece Efigênia destacou que a ginástica laboral geralmente é realizada no posto de trabalho ou em algum espaço específico dentro da empresa, tendo a duração média de 10 minutos, podendo ser realizada diariamente, ou conforme a frequência disponibilizada pelo setor. “A prática da ginástica laboral envolve aspectos como a valorização do colaborador, a preocupação da empresa com a saúde dos seus funcionários, o desenvolvimento do trabalho com qualidade, a prevenção de patologias e oferecer um bom ambiente para trabalhar”, observou.

A coordenadora reforçou ainda que a prática da ginástica laboral também reflete no rendimento dos servidores, uma vez que os mesmos deixarão de faltar ao trabalho por motivos de saúde, fazendo com que a produção seja mantida ou até mesmo aumentada devido à permanência do funcionário em um ambiente de trabalho saudável. “A ginástica laboral não se restringi apenas aos aspectos de produção, mas sim em manter a boa qualidade de vida de todos os funcionários”, explicou.

Para a fisioterapeuta e preceptora da Faculdade, Kalygia Tiburtino, a ginástica laboral é uma prática que tem como principal objetivo prevenir patologias relacionadas às atividades laborais e incentivar os participantes a realizarem atividades físicas, enfatizando a importância para a melhora na qualidade de vida e manutenção da saúde. “Os exercícios geralmente são realizados no posto de trabalho, ou, quando não possível, em algum espaço específico dentro do hospital, tendo a duração média de no máximo 10 minutos, e sempre se adequando às especificidades dos trabalhadores”, esclareceu.

O colaborador Evandro Medeiros realiza as atividades duas vezes por semana e ressalvou a importância da ginástica. “Adoro fazer os exercícios propostos pela equipe da ginástica laboral e sei que inúmeros benefícios estão sendo agregados a esses treinamentos, tendo em vista que já estou notando no meu próprio setor de trabalho”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *