contato@institutoacqua.org.br

Hospital de Trauma de João Pessoa (PB) premia setores que se destacam pela Segurança do Paciente

18/10/2019

Unidade, referência estadual, é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba; estímulo às equipes resultam em melhorias aos pacientes

Referência e com reconhecimento nacional no âmbito da Segurança do Paciente, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa (PB), realizou na última quinta-feira (17) a 1ª edição da premiação ‘Meu paciente é seguro’. O objetivo é estimular as equipes e premiar todos os setores assistenciais na busca pela plena segurança dos pacientes. A Unidade Pós-Operatória (UPO) foi o setor com mais destaque por cumprir todos os critérios estabelecidos pelos protocolos internacionais.

Auditoriais são realizadas nos setores da assistência, por meio da enfermeira Andreza Neves, em que são analisados todos os critérios estabelecidos pelos protocolos internacionais de Segurança de Paciente. Caso o setor visitado não cumpra algum requisito, ele é pontuado como não conformidade. “O nosso objetivo é que os setores tenham menos não conformidade e, assim, uma maior adesão aos protocolos. Espero que as equipes percebam o quanto é importante cuidar destes critérios de Segurança do Paciente, pois não podemos errar, somos acreditado Nível II”, salientou a coordenadora do Núcleo da Qualidade, Andressa Sullamyta Pessoa.

O prêmio foi instituído pela Comissão de Segurança do Paciente junto com ao Núcleo da Qualidade. A UPO foi reconhecida pelo esforço em cumprir e ir além do que foi proposto. Para a enfermeira e coordenadora do setor, Ana Wirgínia Rique, a premiação valoriza o trabalho de toda a equipe. “Esse reconhecimento por parte da unidade de saúde reflete diretamente na equipe, os colaboradores passam a tratar o setor e os pacientes com mais carinho. Quando comuniquei o resultado, todo mundo vibrou. Foi uma festa com muitos abraços. O mérito é de quem está lado a lado com o paciente. Só tenho a agradecer e parabenizar cada um deles, que já não preciso cobrar tanto, pois os critérios são utilizados de maneira natural no setor”, ressaltou.

De acordo com a presidente da Comissão de Segurança do Paciente, Nilzete Ribeiro, o troféu de honra ao mérito prevê estimular a equipe. “Nossa pretensão é que este ato simbólico contagie todos os setores, pois nosso maior objetivo é promover um ambiente seguro e de excelência para nossos pacientes. Esperamos que o troféu circule em todos os ambientes da assistência, mantendo os pacientes livres de danos como quedas, erros de medicação, lesões por pressão, e outros riscos prejudiciais à assistência e sua recuperação”, frisou.

A próxima edição da premiação está prevista para acontecer no dia 13 de novembro e, até lá, todos os setores terão novamente a oportunidade de adequação às normativas do protocolo e serem reconhecidos – uma vez que não se trata de uma competição. Todos poderão ser premiados se alcançarem os níveis de excelência pré-estabelecidos. O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *