contato@institutoacqua.org.br

Hospital de Trauma de João Pessoa (PB) realiza palestras para acompanhantes sobre câncer de próstata

28/11/2019

Unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba
Novembro é definido no calendário como o mês da conscientização da saúde do homem e, sobretudo, o combate ao câncer de próstata. Na tarde da última quarta-feira (27/11) o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, promoveu a palestra ‘Um toque pode salvar a sua vida’, direcionada aos acompanhantes de pacientes internados. A equipe de Psicologia da instituição conduziu as atividades. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba.
Para a coordenadora de Psicologia, Anne Michelle Paiva, a ação serviu para desmistificar assuntos. “A palestra foi muito importante, pois através do diálogo nossa equipe conseguiu atrair não só a atenção dos homens, mas também das mulheres. Eles interagiram com depoimentos, perguntas e sugestões. Foi um momento muito singular, porque a nossa equipe conseguiu desmistificar ideias erradas sobre o câncer de próstata e muitos disseram que vão procurar um médico para cuidar de sua saúde”, ressaltou.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos, no mundo, ocorrem a partir dos 65 anos. A detecção precoce possibilita melhor chance de tratamento e os exames mais importantes são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). O aposentado Otacílio Rodrigues, 70 anos, descobriu a doença após um susto e hoje sabe a importância da prevenção. “Estou vivo por um milagre. Ouvir palestra como esta me fez lembrar vários momentos. Sei como é importante nos cuidarmos. Prevenção é vida”, salientou.
O Hospital de Trauma integrou a campanha nacional do Ministério da Saúde ‘Todos juntos na luta contra o câncer de próstata’ durante todo o mês de novembro. De acordo com a pasta, as causas do câncer de próstata ainda são desconhecidas. Mas as chances de desenvolver a doença aumentam em até 50% se já houve algum caso de câncer de próstata na família, como pai ou irmão. Outros fatores, como o estilo de vida, alimentação inadequada à base de gordura animal e pobre em frutas, legumes, verduras e grãos também podem interferir no surgimento da doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *