contato@institutoacqua.org.br

Hospital de Trauma de João Pessoa (PB) recebe médicos do Sírio-Libanês e apresenta bons resultados

09/12/2019

Implantação de projeto Lean nas Emergências auxiliou para otimizar tempo e ampliar qualidade dos serviços; hospital é administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, de João Pessoa (PB), recebeu nesta segunda-feira (09/12) última visita presencial da equipe do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, com o Projeto Lean nas Emergências. Na ocasião, foram apresentados os resultados do trabalho realizado em conjunto com todas as áreas do complexo hospitalar, bem como aberta a sala de alta, local onde os pacientes podem aguardar seus familiares pós-alta hospitalar. O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba.

Segundo o diretor-geral da unidade de saúde, Leonardo Leite, o Projeto Lean nas Emergências é uma medida que atribui ótimos resultados, principalmente porque ajuda a salvar vidas. “Todo hospital pode se beneficiar desse conjunto de práticas que, desde que foi adaptado à área da saúde, vem trazendo melhorias em todos os sentidos. Estamos gratos com as melhorias”, ressaltou.

O coordenador-médico do Projeto Lean nas Emergências, Welfane Cordeiro Júnior, agradeceu a receptividade do hospital ao projeto e observou a importância da adoção de novas ferramentas de gestão, visando melhorar o fluxo dos pacientes. “Observamos a melhora no processo de entrada, a passagem e a saída, sem desperdício de recurso material e profissional, e com o mínimo de esforço ao paciente”, pontuou.

De acordo com o diretor-técnico do hospital, Emerson Medeiros, que apresentou os resultados do complexo hospitalar, o projeto, do Ministério da Saúde e implementado pelo Hospital Sírio-Libanês, mostrou-se eficaz em reduzir a superlotação e melhorar o atendimento nas emergências de hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Nós que fazemos parte da instituição recebemos o Projeto Lean como prioridade um, pois o Lean trabalha para melhorar processos com base no tempo, assegurando fluxos contínuos e eliminando desperdícios e atividades de baixo valor agregado”, frisou.

Para Amanda Santos, médica especialista do Projeto, o Lean capacitou os profissionais para que os processos internos possam ser otimizados dando celeridade ao atendimento do paciente e focando na qualidade. “O Lean veio somar as nossas forças para a melhoria de processos baseado em tempo e valor, para assegurar fluxos contínuos, eliminar desperdícios e atividades de baixo valor agregado”, declarou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *