contato@institutoacqua.org.br

Hospital de Trauma sob gestão do Acqua na Paraíba mantém certificado de Acreditação

03/09/2019

Unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba; certificado reconhece qualidade e segurança da assistência no setor de saúde

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa (PB), acaba de conquistar a manutenção do certificado de ‘Acreditado Pleno – Nível 2’, da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Esse título assegura excelência nos critérios de gestão integrada, mantendo os padrões de segurança do paciente em todas as áreas de atividade. A unidade, gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), é o primeiro hospital público da Paraíba a conquistar a acreditação “Nível 1 – Segurança”, certificado desde outubro de 2014 e, em novembro de 2018, conquistou a acreditação “Nível 2 – Acreditado Pleno”.

O diretor-geral do hospital, Leonardo Leite, disse que a certificação plena é uma conquista importante e revela que é possível oferecer um serviço de excelência para a população. “Para nós que fazemos saúde pública, essa conquista é motivo de muito orgulho, mas também de responsabilidade, sobretudo pelos inúmeros desafios diários a que somos submetidos. A cada ano a avaliação vai ficando mais exigente, o que aumenta nossa necessidade de se reinventar. No entanto, ousadia para ir além, determinação para fazer bem feito e comprometimento com o trabalho não faltam em nossos colaboradores. Nosso compromisso é com a população, prestando um atendimento de qualidade ao usuário do SUS”, destacou.

Dóris Bardini, do Instituto para Planejamento e Pesquisa para Acreditação de Serviços de Saúde (IPASS)explicou que a grande dificuldade de um hospital público é manter o processo, e o Hospital de Trauma mesmo com a complexidade de atender pacientes da urgência e emergência faz toda diferença na qualidade do atendimento. “A unidade de saúde tem uma relevância extrema para a população da Paraíba e estados vizinhos, pois andando pelo País vemos poucas instituições comprometidas com a população. Os paraibanos podem ter certeza de que no Hospital de Trauma a qualidade do serviço prestado é alta”, frisou.

Para Samir Siviero, diretor-presidente do Instituto Acqua, a Acreditação reforça o compromisso da gestão em seguir com avanços e credibilidade. “É uma grande conquista e, sem dúvida, reflete o trabalho integrado e responsável de todos os colaboradores da unidade. Para nós do Acqua é ainda mais estimulante, pois o Hospital de Trauma de João Pessoa é o primeiro complexo hospitalar com este certificado que administramos no País. Manter o reconhecimento demonstra a maturidade dos serviços prestados e o comprometimento com a segurança dos pacientes que procuram nossos serviços”, pontuou.

A gerente do Núcleo da Qualidade da instituição, Isabela Almeida, disse que o caminho foi árduo para atingir a acreditação plena. “A ONA 2 é resultado do trabalho da equipe e todos estão comprometidos em garantir que o paciente receba atendimento ágil e eficiente. É uma evolução importante e confirma que nosso hospital garante a segurança do paciente considerando a estrutura física, os recursos humanos, os equipamentos, os fluxos de trabalho, os protocolos clínicos e registros ainda mais confiáveis, portanto continuaremos com os diagnósticos de resultados e as melhorias”, explicou.

O que é Acreditação?

A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente.

Realizado de forma voluntária e reservada, o método de avaliação para Acreditação não tem caráter fiscalizatório e constitui, essencialmente, um programa de educação continuada das organizações prestadoras de serviços de saúde, revisto periodicamente para estimular a melhoria contínua.

Por não ter caráter prescritivo, a metodologia de acreditação da ONA não traz recomendações específicas sobre ferramentas, técnicas, processos ou linhas metodológicas a serem seguidas pelas organizações que se submetem à avaliação.

A metodologia ONA é a única no país que acredita em diferentes níveis, o que permite auxiliar as organizações no desenvolvimento da segurança dos processos, na gestão integrada e na maturidade institucional.

Nível 2 – Acreditado Pleno

Assim como o Hospital de Trauma de João Pessoa, para receber o título de ‘Nível 2 – Acreditado Pleno’ a organização precisa atender a dois critérios: cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança, e cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de gestão integrada. O certificado é válido por dois anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *