contato@institutoacqua.org.br

Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) adquire novo tomógrafo e amplia número de exames de imagem no diagnóstico de coronavírus

22/05/2020

Equipamento é utilizado principalmente para auxiliar no diagnóstico do Sars-CoV-2 aos pacientes da Rede Estadual de Saúde; hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão

Referência em atendimento a pacientes com Covid-19, o Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), na capital maranhense, recebeu, nesta quinta-feira (21/05), mais um aparelho de tomografia, equipamento essencial para auxiliar no diagnóstico do novo coronavírus. O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão.

O aparelho tem sido utilizado para avaliar a extensão da lesão provocada pelo Sars-CoV-2 em pacientes diagnosticados com Covid-19. O exame de tomografia computadorizada gera imagens em fatias, que reconstroem tridimensionalmente partes do corpo e dão aos médicos visão fiel do esqueleto, dos pulmões e das vias aéreas, além de outros órgãos.

Teófilo Otoni Batista Rocha, médico e coordenador do setor de imagem do HCM, explica que o novo aparelho vai ampliar a capacidade de atendimentos. “O novo aparelho tem 16 canais e faz todo tipo de exame de imagem para diagnóstico neurológico, coluna, músculos e pulmões. O exame é rápido e o paciente recebe no mesmo dia. Como existe um protocolo para desinfectar o ambiente a cada entrada de paciente, o fluxo de atendimento vai aumentar e os aparelhos serão usados alternadamente”, disse o médico.

Pacientes com diagnóstico da Covid-19 que são atendidos regulados pela Rede Estadual de Saúde quanto aqueles que recebem atendimento no ambulatório anexo do HCM, no Hospital do Servidor, têm acesso ao exame. “Existem aqueles pacientes que são atendidos no ambulatório e, de acordo com a necessidade do diagnóstico, o médico pode solicitar o exame laboratorial de raio-x e tomografia”, ressaltou Téofilo.

Pelo exame de tomografia, o médico consegue avaliar as alterações de pulmão relacionadas ao padrão de virose do coronavírus, bem como a gravidade da doença. Durante o exame, o paciente é deitado no aparelho, em posição que varia conforme a parte do corpo a ser escaneada. Por meio de ampola de raios-x e detectores, o equipamento capta diversas imagens durante alguns minutos.

Tecnologia de ponta – O setor de imagem do Hospital Dr. Carlos Macieira é responsável por realizar imagens de raio-x, ressonância magnética, tomografia computadorizada e ultrassonografia. Diariamente, são feitos cerca de 50 exames e o serviço funciona 24h. Todos os pacientes com suspeita da Covid-19 regulados para internação no hospital realizam o exame de tomografia para verificar o grau de comprometimento dos pulmões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *