contato@institutoacqua.org.br

Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) amplia leitos Covid-19

17/05/2020

Mais 10 leitos de UTI foram abertos para tratamento de pacientes com sintomas graves em decorrência do novo coronavírus; hospital agora passa a contar com 84 leitos de terapia intensiva e 128 leitos de enfermaria exclusivos para a doença

Os pacientes do Maranhão diagnosticados com sintomas graves em decorrência da Covid-19 passam a contar com mais 10 leitos de atendimento disponibilizados no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís (MA). A unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) é referência no estado para o tratamento de pacientes com novo coronavírus.

Dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva são equipados com estrutura de atendimento a pacientes graves com monitor e respirador, como explica o diretor-geral do HCM, Edilson Medeiros. “Estes leitos são destinados a pacientes mais graves regulados pela rede estadual, que são aqueles que precisam de monitorização contínua, que já estão com agravo pulmonar e que precisam de estrutura de terapia intensiva”, pontuou.

O hospital convocou mais 39 profissionais de saúde, incluindo técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e fisioterapeutas aprovados no seletivo emergencial realizado pelo Governo do Estado e que vão atuar no novo espaço.

A diretora-executiva do Instituto Acqua, Paula Assis, destacou o empenho de todos com a ampliação dos serviços. “A cada novo leito aberto no hospital é a garantia de que mais vidas serão salvas e mais pessoas terão atendimento de urgência e emergência. A gestão do Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde tem se empenhado diariamente para cuidar da população maranhense”, afirmou.

“A gestão estadual trabalha sem parar para ampliar a capacidade de atendimento da nossa rede. A intenção é não deixar faltar leitos; para isso estamos fazendo a nossa parte e pedimos que a população continue adotando as medidas preventivas, a fim de reduzir a demanda pelos serviços de saúde. Juntos podemos vencer essa guerra”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Estrutura – O Hospital Dr. Carlos Macieira funciona, atualmente, com 74 leitos de UTI para pacientes com confirmação da Covid-19 e 128 leitos de enfermaria. Com a ampliação, serão agora 84 leitos de terapia intensiva. “Estamos finalizando também a montagem de mais 27 leitos de enfermaria que serão disponibilizados em breve”, acrescentou Edilson Medeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *