contato@institutoacqua.org.br

Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) apresenta plano de ação do processo de Acreditação ONA e homenageia diretores em galeria

01/04/2022

Equipe apresentou novos protocolos assistenciais que integram o plano de ação e também prestou homenagem a ex-diretores do hospital

A equipe do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís (MA), reuniu, na manhã desta quinta-feira (31/03), profissionais e representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do Instituto Acqua para apresentar o plano de ação para alcançar a certificação do processo de acreditação concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A solenidade também prestou homenagens a diretores que administraram o hospital entre os anos de 2007 até 2022. A unidade de saúde é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a SES.

A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente. A certificação avalia todas as áreas da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais – para este certificado é preciso cumprir ou superar em 70% os padrões de qualidade.

“Nós já alcançamos 50% dos indicadores exigidos pela ONA, o que já é um grande passo e com a implantação dos novos protocolos assistenciais, que integram o nosso plano de ação, esperamos alcançar em breve essa titulação”, pontuou Otávio Campos, diretor-administrativo do hospital.

Na apresentação foi destacado o novo organograma, missão, valores da instituição e os novos protocolos. Profissionais de setores diversos do hospital falaram ainda sobre avanços na unidade de saúde e também sobre um pouco da história da unidade. Os diretores homenageados também ressaltaram a importância da certificação e o orgulho em ter feito parte da trajetória do equipamento de saúde estadual.

“Comecei a trabalhar em 1999. Sempre tivemos algumas dificuldades e quando o hospital entrou no SUS ele avançou muito e a gente sente muito orgulho em ter participado desse crescimento”, disse o médico Carlos de Andrade Macieira, que foi gestor do hospital entre os anos de 2009 e 2010.

“É uma honra fazer parte dessa galeria. A gente fica muito satisfeito em ter participado desde o princípio da elaboração desse processo e tentar continuar em avançar nessas melhorias”, falou Marko Antônio Freitas Santos, diretor do hospital entre 2016 e 2019.

Ao final da solenidade, os ex-diretores presentes puderam ver a homenagem na galeria instalada na recepção do hospital e fazer registros. “É um momento importante. A gente iniciou essa luta muitos anos atrás e é um reconhecimento também por momentos difíceis que passamos. Hoje a saúde do Maranhão é uma outra realidade. Obrigado pela homenagem e reconhecimento”, finalizou Manoel Francisco da Silva Santos, médico que administrou o hospital entre os anos de 2007 e 2009.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *