contato@institutoacqua.org.br

Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) celebra Dia do Farmacêutico

20/01/2023

Atividade contou com palestra sobre farmacovigilância; hospital é administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Profissionais da Farmácia do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís (MA), celebraram o Dia do Farmacêutico nesta sexta-feira (20/01), com palestra sobre farmacovigilância, do evento à notificação, que foi ofertada pela farmacêutica Idilva Bacellar Caetano, integrante da Aeronáutica e EBSERH/HUUFMA. O hospital é administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A vigilância sobre uso de medicamentos é uma das principais atribuições do farmacêutico nas unidades de saúde. O setor de Farmácia não só administra a entrada e saída dos mais diversos tipos de medicações, insumos e antibióticos como também faz o acompanhamento dos pacientes sobre as reações adversas, os efeitos, a avaliação e acompanhamento do tratamento, por meio do monitoramento da efetividade terapêutica.

Idilva ressaltou que a responsabilidade do farmacêutico é a mesma de toda equipe multiprofissional e não é um profissional de gabinete. É importante que ele participe da avaliação do tratamento e acompanhe o paciente depois da internação, nos exames laboratoriais, e modificação de prescrições. “A prescrição é o início do nosso trabalho. Depois fazemos uma triagem e verificamos os pacientes que precisam de assistência direta ao beira leito, como é o caso dos internados na UTI. Nosso objetivo não é encontrar erros, mas definir o melhor tratamento possível”, pontuou.

A palestra incluiu ainda abordagens sobre os riscos relacionados ao uso de medicamentos, o que é prioritário notificar, como funciona o sistema de dados da ANVISA e dos órgãos de regulação. A equipe do Hospital Dr. Carlos Macieira conta atualmente com 20 farmacêuticos.

Thamires Lisboa, que coordena o setor de Farmácia há mais de 3 anos, explica que o hospital atende prescrições dos mais de 240 leitos. “Temos o cuidado de verificar cada prescrição e avaliar com os médicos, com as equipes de enfermagem. Os auxiliares de farmácia nos ajudam na montagem dos medicamentos, para onde vai, o retorno de medicações e tudo é rigorosamente controlado”, relatou.

O dia 20 de janeiro foi instituído como Dia do Farmacêutico pela data de fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 1916. Em 2007, o Conselho Federal de Farmácia, por meio da Resolução nº 460, de 23 de março, também reconheceu o dia 20 de janeiro como o Dia do Farmacêutico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *