contato@institutoacqua.org.br

Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) conquista Acreditação Nível I pela ONA

06/02/2023

Certificação é válida por dois anos com manutenção e possibilidade de avanço para outra etapa; padrões de qualidade e segurança do hospital gerenciado pelo Instituto Acqua foram norteadores para conquista 

O Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís (MA), gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu neste mês a Acreditação Nível I emitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que confere o certificado após a unidade ter cumprido padrões de qualidade e segurança em 70%, ou mais, definidos internacionalmente. São avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais e a certificação tem validade de dois anos. Esta é a terceira unidade pública de saúde, gerenciada pelo Acqua, a conquistar a certificação – somam-se ao HCM o Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), e a Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir), em São Luís – ambas unidades receberam a certificação em 2022. Outras iniciativas geridas pela instituição no país já entraram em processo de desenvolvimento para alcançar o mesmo reconhecimento.

A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA. O método não tem caráter de fiscalização e estimula o processo de educação continuada com ações de melhoria contínua.

O processo de certificação teve início em abril do ano passado com a elaboração de um plano de ação, a partir da implantação de novos protocolos assistenciais e um novo organograma. Em seguida, todos os colaboradores, núcleos e equipes foram treinados para atingir a excelência no cumprimento dos indicadores exigidos pela ONA. A metodologia é a única no país que acredita em diferentes níveis, o que permite auxiliar as organizações no desenvolvimento da segurança dos processos, na gestão integrada e na maturidade institucional.

“Ele vai trazer uma segurança para o paciente na internação, exames e ambulatório. Cada profissional que trabalha no Carlos Macieira agregou valores para que a unidade fosse reconhecida por critérios bem definidos e todos se sentiram parte do sistema de avaliação”, pontuou Edilson Medeiros, diretor geral do hospital.

Samir Siviero, diretor-presidente do Instituto Acqua, lembra do impacto positivo da conquista para a instituição e rede estadual. “A conquista veio pelas mãos de cada colaborador, e estamos confiantes para buscar novas certificações. Segurança, eficiência e compromisso estão entre nossos pilares. A certificação, via ONA, aponta que estamos no caminho da qualidade, da confiança e da responsabilidade com a população. No Mato Grosso do Sul o hospital que administramos é o único 100% SUS a conquistar a Acreditação no estado. E o Sorrir, no Maranhão, é pioneiro do segmento, a nível nacional, a garantir o certificado. Estamos orgulhosos”, garante o gestor.

O HCM é referência em assistência de alta complexidade, na capital maranhense, e foi inaugurado há quatro décadas. O atendimento multiprofissional é um diferencial, que inclui as áreas de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, serviço social, nutrição e psicologia. Com 2.200 funcionários (diretos e indiretos), a unidade conta com mais de 37 especialidades.

Um comentário em “Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) conquista Acreditação Nível I pela ONA”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *