contato@institutoacqua.org.br

Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) inaugura ambulatório Covid-19

11/05/2020

Medida integra pacote de ações realizadas no combate à pandemia; novo serviço vai funcionar como suporte para rede de saúde e acolher pacientes com sintomas e do grupo de risco

As medidas para aumentar o número de atendimentos a pacientes com suspeita de COVID-19 serão ampliadas a partir desta segunda-feira (11/05) no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís (MA). A unidade de saúde, referência no estado para tratamento de pacientes com novo coronavírus, vai ampliar o atendimento e acaba de inaugurar o serviço de ambulatório especializado. A nova estrutura possibilitará receber pacientes em número equivalente a quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

O novo ambiente foi preparado no Hospital do Servidor, localizado no mesmo terreno do Hospital Dr. Carlos Macieira, e que neste período de pandemia funciona como anexo do HCM. O Instituto Acqua mantém a gestão do hospital em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Edilson Medeiros, diretor-geral do Hospital Dr. Carlos Macieira, explicou como funcionará o novo serviço. “É mais uma ação para salvar vidas. É um serviço para pacientes com comorbidades e que estão com suspeita da COVID-19 e são do grupo de risco. A média é que façamos 200 atendimentos por dia”, frisou.

Medeiros explicou ainda que com a inauguração do ambulatório, pacientes poderão receber atendimento especializado de forma mais rápida evitando que sintomas leves evoluam para diagnósticos clínicos graves. “Caso algum paciente apresente acometimento, com o novo serviço as equipes poderão observar mais de perto e será requisitada internação em uma das unidades da rede estadual de saúde ou no próprio Hospital Dr. Carlos Macieira”, complementou.

Para o Secretário de Estado da Saúde do Maranhão, Carlos Lula, o novo serviço auxilia pacientes que tenham sintomas leves, mas necessitam de atenção redobrada. “A ideia do ambulatório é mudar um pouco o conceito do nosso atendimento. Com esse novo serviço começaremos a atender também pacientes leves que estavam sendo tratados em domicílio. Então, esses pacientes leves que tenham comorbidades passam a ter atendimento de referência. Vão procurar as UPAs e das UPAs já saem com encaminhamento para o atendimento ambulatorial no Carlos Macieira”, pontua.

O novo local de atendimento receberá pacientes regulados pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da região metropolitana de São Luís. Ao chegar à unidade de saúde no anexo do Hospital Dr. Carlos Macieira, o paciente estará portando um cartão de encaminhamento. O fluxo de atendimento na rede estadual preconiza que pacientes com sintomas gripais graves ou moderados devem procurar atendimento em uma das UPAs e após avaliação médica, dependendo de cada estado clínico, o paciente é regulado para um hospital de referência.

A diretora-executiva do Instituto Acqua, Paula Assis, destacou os ganhos com a abertura de mais esse serviço. “Nossas equipes trabalharam de forma intensa para que tudo estivesse pronto o mais rápido possível para entregar mais esse serviço à população. A gestão do Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde tem trabalhado para que mais vidas possam ser salvas”, concluiu.

Funcionamento – O ambulatório conta com recepção, setor de Triagem e Classificação de Risco, consultórios médicos, posto de enfermagem e área de espera para atendimento médico. Ao chegar ao ambulatório será realizada triagem inicial feita pela equipe de enfermagem. Nesse momento, são feitos os procedimentos pela equipe de enfermagem para verificação de sinais como aferição de pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória, saturação – identificar o fluxo de oxigênio na corrente sanguínea -, temperatura e glicemia. Médicos cubanos passam a integrar as equipes nas ações de assistência e atendimento aos pacientes.

Após essa etapa, o paciente é classificado e indicado para o consultório médico, de acordo com o estado clínico. O médico, por sua vez, solicita a realização dos exames de radiologia – tomografia e raio-x, eletrocardiograma e laboratoriais. Ao retornar ao consultório, o paciente é reavaliado pelo médico e recebe orientações e prescrição. Uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros e assistente social atuará no local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *