contato@institutoacqua.org.br

Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) incentiva progressão de cargos

27/02/2023

Unidade ofertou seletivo interno para que funcionários pudessem progredir na área da enfermagem

O Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís (MA), implantou, nesta semana, iniciativa na área de Recursos Humanos com objetivo de promover progressão de cargos entre profissionais da unidade administrada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Por meio de seletivo interno, colaboradores em cargos de nível médio que concluíram graduação em Enfermagem participaram desta primeira iniciativa do Instituto Acqua. A partir de 1º de março os profissionais começam a atuar com os novos cargos.

Cláudio Mendes, responsável técnico do Instituto Acqua, explica como foi desenvolvido o projeto. “O Instituto Acqua tem como missão a valorização dos profissionais e este projeto vem cumprir uma expectativa institucional e dos colaboradores em poder usufruir crescimento profissional e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido”, disse.

Mensalmente, a equipe de enfermagem realiza o dimensionamento das escalas de trabalho das equipes para avaliar setores de desfalque de profissionais por motivos diversos, entre eles o absenteísmo. O Conselho Regional de Enfermagem determina porcentagem de 1 profissional de enfermagem para cada 2 pacientes internados. Com isso, houve a necessidade de contratação de 5 profissionais com graduação em Enfermagem. O processo seletivo teve início em 27 de janeiro com abertura das inscrições entres os profissionais vinculados ao hospital de áreas diversas. O pré-requisito é ter a graduação em Enfermagem e carteira atualizada do Conselho Regional de Enfermagem. Ao todo, foram 30 profissionais inscritos e avaliados por entrevista, prova escrita, pontualidade, assiduidade, adesão ao adorno zero, avaliação de desempenho, menor índice de ausência em troca de plantão (atestado e liberação), e participação em treinamentos.

“Chegamos a ter uma taxa de absenteísmo de mais de 13% em agosto do ano passado e, com a divulgação do projeto, a taxa desceu para 4,85%. É uma forma de estímulo e de cuidado com nossos profissionais porque quem não foi selecionado se sente também estimulado a participar mais dos treinamentos, a se capacitar e a se sentir motivado para o trabalho”, pontuou Luinar de Miranda Tavares, gerente de enfermagem do hospital.

Ricardo Trancoso, 43 anos, é técnico de enfermagem há 3 anos no hospital e foi um dos cinco selecionados no seletivo. “Sou formado há três anos em Enfermagem e já trabalho dentro da UTI do hospital, então é um grande incentivo poder trabalhar na área de formação superior e o fato de já conhecer a rotina me capacita ainda mais”, falou.

Oportunidade também para a auxiliar administrativo Ellen Sara da Silva, 24 anos. “Agora vou poder atuar na minha mais recente área de formação, que concluí em 2021, e é uma oportunidade boa, aqui eu fiz o meu estágio em Enfermagem e sempre tive vontade de trabalhar dentro da minha área de graduação”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *