contato@institutoacqua.org.br

Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) inicia atendimentos no Ambulatório da Dor

06/09/2019

Serviço especializado irá tratar pacientes com dores crônicas, dores em pós-operatório e dores articulares; hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão

Implantado com objetivo de atender pacientes com dores crônicas, o Ambulatório da Dor no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), na capital maranhense, é um serviço especializado para consultas e tratamento de pessoas com dores agudas. Semanalmente, mais de 30 pacientes regulados pela Rede Estadual de Saúde serão atendidos na unidade gerenciada pelo Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão.

Coordenado pelo anestesiologista e clínico da dor, Fábio Farias de Aragão, o ambulatório oferece tratamento intervencionista a pacientes com dores em decorrência de doenças neurológicas, metabólicas, emocionais e de cirurgias.

“Aqui no ambulatório vamos tratar de pacientes não-oncológicos (que a dor não está relacionada ao câncer) e que sofrem dores por lesões neurológicas, traumas, dores articulares, ou seja, casos de difícil controle de pessoas que já passaram por outros especialistas”, explicou.

Fábio Aragão destacou também que o tratamento dos pacientes será feito por formas diferentes de abordagem, com uso de medicamentos, terapia física, comportamental, e procedimentos intervencionistas da dor, dependendo de cada caso. “O paciente será avaliado e aqui vamos poder indicar tratamento clínico, com medicamento, fisioterapia, terapia comportamental, psicoterapia ou outros procedimentos”, falou.

A expectativa do novo serviço é estruturar um tratamento de referência em doenças da dor com inclusão de cuidados paliativos, práticas integrativas e outras técnicas organizadas por meio de um protocolo padronizado. Ele explica que a dor não é apenas um sintoma físico. “A dor é uma experiência sensorial e emocional, às vezes com lesão real ou com potencial sintoma de características físicas, emocionais, sociais ou de alterações comportamentais”, finalizou.

A unidade – O hospital oferece assistência em urgência, emergência, clínica cirúrgica e médica, exames de imagens e laboratoriais, consultas e cirurgias. O atendimento multiprofissional é um diferencial, que inclui as áreas de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, serviço social, nutrição e psicologia. Outras características de atendimento são os serviços de odontologia e sessões de hemodiálise. Na unidade são realizados exames de radiografia, endoscopia, tomografia, ultrassonografia, eletroencefalograma, ressonância magnética, eletrocardiograma, cateterismo cardíaco, ecocardiograma transtorácico e cateterismo cardíaco em pediatria.

Além dos exames, o Hospital Dr. Carlos Macieira conta com as especialidades de neurologia, nefrologia, neurocirurgia, dermatologia, clínica médica, endocrinologia, urologia, psiquiatria, nutrologia, otorrinolaringologia, cardiologia e cirurgias vascular, ginecológica, plástica e reparadora.

3 comentários em “Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) inicia atendimentos no Ambulatório da Dor”

  1. Maria Vitoria Mota brito disse:

    Parabéns a todos envolvidos , pois é um serviço de qualidade , aonde hoje tinha este serviço em poucas unidades , e agora com mais está especialidade está mais Top e com este grandioso profissional melhor ainda . Só quem ganha são os pacientes , Maranhão avançando . Nosso estado está de parabéns .

  2. Cláudio Roberto Mendes dos santos disse:

    Esse tratamento e muito eficaz minha mãe estava sem poder nem se novo me.até apos a consulta.no hospital.Carlos macieira com Dr.Fabio medico da dor ela já.esta sentando melhor conseguindo dormir sem queixas lógicas .parabéns ao Instituto ACQUA ai governo do Estado e a administração do Dr Edilson Medeiros Júnior.

  3. Cláudia disse:

    Bom dia!

    Por favor, como faço para consultar com ele? Tenho inúmeras indicações por outros especialistas para consultar com dr. Fabio, mas nunca consigo agendar essa consulta. Por favor, diga-me como e onde devo ir. Obrigada e bom dia a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *