contato@institutoacqua.org.br

Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) inicia campanha Novembro Azul

18/11/2021

Palestra, consultas e exames integram a programação da campanha de prevenção ao câncer de próstata; hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Em São Luís (MA), a equipe do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) abriu programação da campanha de prevenção ao câncer de próstata, o Novembro Azul, com palestra e consultas, na última terça-feira (16/11). O urologista Paulo Roberto Marques, da equipe do hospital, falou sobre a importância do diagnóstico precoce deste tipo de doença. De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer, no ano passado, foram mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil.

A prevenção da doença envolve fatores diversos, mas o principal ainda é a desinformação e a falta de cuidado com a saúde integral entre os homens. “Ainda existem muitos tabus e paradigmas sobre o autocuidado masculino. O toque retal, por exemplo, continua sendo o principal método de diagnóstico e muitos homens evitam ir ao médico por machismo”, explicou Paulo Roberto.

No Hospital Dr. Carlos Macieira existe atendimento especializado em urologia, com realização de consultas, exames e cirurgias. Cinco urologistas realizam os atendimentos, que acontecem às segundas, terças e quartas-feiras. O agendamento é feito pelo Disque Saúde, no telefone (98) 3190.9091. De janeiro até outubro, já foram realizadas 2.795 consultas urológicas. No mesmo período, foram 928 cirurgias em urologia e, destas, 115 somente de próstata.

Paulo Roberto afirmou que a maioria dos pacientes são homens acima de 50 anos que precisam de intervenção cirúrgica na próstata. “É a cirurgia mais procurada, além dos procedimentos de tratamento de cálculos renais. Aqui no hospital esses procedimentos são feitos com o que há de mais moderno, que é a laparoscopia, um método menos invasivo”, pontuou o urologista.

A detecção precoce do câncer de próstata pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou de pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença. No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). Os sintomas mais comuns são: dificuldade de urinar, dificuldade no jato de urina, necessidade de urinar mais vezes e até sangue na urina, em alguns casos.

Para o agente de portaria do hospital, Raimundo Frazão, 56 anos, as informações foram esclarecedoras. “Para quem não tinha noção de como era feito o exame, foi muito bom participar da palestra. Essa coisa do machismo que ainda faz com que a gente tenha menos cuidado com a saúde, e, no entanto, é muito urgente que a gente tome cuidado com a nossa saúde”, disse.

Sorrir Móvel – Além das atividades direcionadas para a prevenção do câncer de próstata, no estacionamento do hospital foi organizado um atendimento específico para consultas odontológicas e rastreamento de câncer bucal. O serviço móvel da Unidade Sorrir foi instalado na unidade de saúde e permanece nos três dias da programação do Novembro Azul.

Equipado com dois consultórios completos, cirurgião dentista e auxiliares bucais, a unidade móvel pode realizar procedimentos de baixa e média complexidade. Na ação no Hospital Carlos Macieira, o foco é o rastreamento de câncer bucal, além das avaliações de rotina, como explica Diego Sousa, estomatologista da Unidade Sorrir.

“A unidade móvel da Sorrir vem para ampliar esse atendimento a pacientes do estado. Estamos realizando consultas e também esse tipo de rastreamento de câncer, com orientações. Os casos que forem identificados serão encaminhados para o serviço especializado na unidade da Sorrir”, explicou Diego.

O especialista lembra que a primeira avaliação da boca é do próprio paciente. Observar a língua, mucosas, áreas avermelhadas, toda vez que for escovar os dentes. Perceber se há sinais diferentes da saúde da boca. Usuários de álcool, cigarros e sexo oral sem preservativo também devem ter esse alerta.

Ítalo Damasceno Lopes, 21 anos, foi um dos pacientes atendidos na unidade móvel. “Sempre que eu tenho tempo livre eu vou ao posto de saúde verificar se está tudo bem. Mas nem sempre a gente tem esse tempo, então é uma boa oportunidade a disponibilidade desse serviço aqui no hospital”, afirmou.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *