contato@institutoacqua.org.br

Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) inicia vacina contra novo coronavírus em profissionais

22/01/2021

Unidade, gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu 385 doses do imunizante nesta primeira etapa

Profissionais do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís (MA), celebraram a chegada da vacina contra o novo coronavírus, A manhã de sexta-feira (22/01) foi marcada pelo início da vacinação destinada aos funcionários. Os profissionais devem receber a segunda dose da vacina em 11 de fevereiro.

A Secretaria Municipal de Saúde entregou 385 doses de imunizantes para a vacinação dos profissionais do hospital. A equipe da unidade preparou três postos para distribuição. No primeiro, dois pontos irão vacinar os técnicos de enfermagem. O segundo posto vacinará profissionais de enfermagem, médicos e equipe multiprofissional. No terceiro, os profissionais dos setores administrativos e demais.

“Vamos vacinar, prioritariamente, os funcionários das alas com pacientes internados com Covid-19. Haverá triagem para avaliar se estão aptos a serem imunizados. Gestantes, pessoas com febre em menos de 24h, alérgicos, quem já foi imunizado em outro posto e pessoas que tiveram a doença em menos de 30 dias não devem ser vacinados“, disse a gerente de enfermagem, Luinar Tavares.

Atualmente o hospital mantém 42 leitos de UTI exclusivos para casos do novo coronavírus e outros de enfermaria distribuídos em alas, no 5º andar, na UTI Geral 2, na UTI Geral do 1º andar e pediatria. O diretor do HCM, Edilson Medeiros, explica que o hospital contribuiu de maneira decisiva com os indicadores estaduais. “Chegamos a ter 220 leitos exclusivos para casos de Covid-19. A imunização vai garantir mais segurança para os colaboradores e diminuir a transmissão dentro do hospital”, pontuou.

Reconhecimento – A equipe do Hospital Dr. Carlos Macieira foi enaltecida pelo trabalho desenvolvido desde o início da pandemia, em março de 2020. O hospital foi o primeiro a receber pacientes com a doença.

Primeiros vacinados – A primeira profissional a receber a vacina foi a auxiliar de serviços gerais Ana Cleide Ferreira Lima. “Trabalho há 2 anos no hospital. Não fiquei com medo da pandemia. Temos que enfrentar os obstáculos e pedir que nada aconteça. Agora estou vacinada e eu digo o mesmo aos meus colegas, que se tiverem a oportunidade que se vacinem”, disse.

Em seguida, foi a vez do maqueiro Jimmy Joseph Frazão Rodrigues, 34 anos. Há 10 anos ele está vinculado ao hospital. “Uma emoção muito grande porque é um momento difícil, muito complicado. Quero agradecer a todos por essa vacina. A gente merece isso tudo”, comentou.
Foram vacinados ainda a técnica de enfermagem Mayara Michelly Silva de Carvalho Alves, a profissional da equipe multiprofissional Hilleana de Fátima Amorim Ramos, o farmacêutico Ikaro Matheus Mota de Sá Moreira Lima, o assistente-administrativo Carlos Vieira Ferreira e o médico intensivista Luís Fernando Amorim Ramos.

Luís Fernando atendeu o primeiro paciente com Covid-19, em 20 de março. “Foi muita coisa vivida em pouco tempo. Agora vamos continuar a fazer o trabalho com mais proteção. Já testei positivo, em abril do ano passado, tive todos os sintomas, menos os problemas respiratórios. É um risco a reincidência, é tudo muito novo, assim como o estudo da própria doença e todo mundo deve se vacinar. É uma proteção”, afirmou o médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *