contato@institutoacqua.org.br

Hospital  Dr. Carlos Macieira (MA) intensifica cirurgias oftalmológicas

22/12/2020

Ao todo foram realizadas 71 cirurgias nesta terça-feira (22/12); unidade de saúde é gerenciada pelo Instituto Acqua e SES

O Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís (MA), intensificou nesta terça-feira (22/12) a realização de cirurgias oftalmológicas. Ao todo 71 pacientes puderam ter acesso ao procedimento cirúrgico. A ação integra a política estadual de saúde que visa diminuir a fila de espera por cirurgias.

As ações seguem os protocolos sanitários de combate ao novo coronavírus. Enquanto aguardavam atendimento para entrar no Centro Cirúrgico, pacientes tinham acesso à higienização das mãos com álcool-gel.

Eurico Correa Ramos, 61 anos, morador de São José de Ribamar, expressou a alegria ao conseguir realizar a cirurgia. “Eu tinha dificuldade para enxergar. Uma vez fui atravessar a pista e não vi o carro, quase fui atropelado. Agora estou feliz”, disse enquanto aguardava na sala de espera para a cirurgia.

A catarata e o pterígio são doenças oculares que podem ser corrigidas com cirurgias. Nos dois casos, a indicação médica é necessária quando há perda excessiva na visão.

A oftalmologista Simone Arruda explicou as causas da catarata. “Temos um cristalino intraocular – dentro dos olhos – que com a idade vai ficando esbranquiçado, por isso a pessoa tem dificuldade para enxergar. O mais comum é ocorrência na velhice, a pessoa começa a ter dificuldade para enxergar e então tem que fazer a cirurgia para colocar a lente transparente no local, uma prótese”, detalhou a médica.

“No meu caso, vou operar do olho esquerdo. Eu trabalho colocando piso, às vezes o arremate fica ruim, porque não consigo olhar direito e acabo não podendo realizar meu serviço”, disse José Ribamar Ribeiro, 61 anos. 

O pós-operatório será realizado nesta quarta-feira (23/12). Na consulta, o médico vai avaliar as primeiras 24 horas após a cirurgia ocular.  Noventa consultas de triagem foram realizadas no primeiro dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *