contato@institutoacqua.org.br

Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) promove ação da campanha Janeiro Branco

14/01/2021

Blitz educativa e orientações sobre saúde mental integram as atividades; hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Na manhã da última quarta-feira (13/01), profissionais de psicologia do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), na capital maranhense, incentivaram colaboradores e usuários sobre a importância da saúde mental. Quem entrava no hospital recebia uma fitinha branca e era convidado a escrever uma frase motivacional, um desejo, um cuidado.

A fitinha branca é o símbolo da campanha Janeiro Branco que propõe sensibilização a população sobre a saúde mental. Idealizada pelo psicólogo Leonardo Abrahão, a
campanha é realizada há sete anos em diversos equipamentos de saúde do país. Nas unidades gerenciadas pelo Instituto Acqua, palestras, encontros, atendimentos psicológicos e informações educativas integram a programação.

O fisioterapeuta do HCM, Tássio Menezes, 33 anos, recebeu orientações da equipe de psicologia e escreveu uma mensagem. Cada fitinha era amarrada na barra do corredor de acesso à entrada do hospital: “Cuide da sua saúde mental para seu corpo estar em harmonia. Para seu corpo estar em harmonia, sua mente precisa estar bem. Deus no comando sempre”, dizia a fitinha escrita pelo profissional. Ele lembrou ainda que todo trabalhador da saúde deve refletir sobre esse autocuidado mental. “É aquele verdadeiro ditado: em casa de ferreiro, espeto de pau. A gente não deve esquecer de nos cuidarmos para poder realizar atendimento em saúde com qualidade, cuidar bem dos nossos pacientes. Em mais um ano que se inicia, a gente precisa estar em perfeito equilíbrio”, ressaltou.

Gerenciado pelo Instituto Acqua, o hospital conta com 13 psicólogos. Keilla Serra Moraes Costa é uma destes profissionais e ofereceu orientações aos participantes da ação. “Falar sobre o tema é fundamental para cuidar da saúde mental e desmistificar histórias. Ela é tão importante quanto a saúde física. No primeiro mês do ano, as pessoas criam muitas metas e podem se sentir ansiosas para alcançar os diversos objetivos elencados. Com a pandemia se tornou ainda mais importante falar sobre saúde mental. As pessoas se sentem mais fragilizadas, ansiosas, com medo do futuro incerto e da morte. A campanha ajuda e afirma que todos nós precisamos de acompanhamento para reconhecer sentimentos e emoções”, finalizou Keilla.

Programação – A campanha no Hospital Dr. Carlos Macieira prossegue com atividades na próxima quarta-feira (20/01), com sessão de auriculoterapia, atividades de meditação e avaliação do nível de estresse e ansiedade entre os profissionais para agendamento de avaliação psicológica ambulatorial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *