contato@institutoacqua.org.br

Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) promove atividades carnavalescas com bloquinho e prevenção de acidentes no trânsito

22/02/2020

Música, distribuição de preservativos e orientações sobre cuidados no trânsito integraram as atividades na unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão

Saúde também combina com folia carnavalesca. No Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), na capital maranhense, pacientes e colaboradores receberam informações sobre trânsito seguro no período do carnaval, orientações e distribuição de kits com preservativos e lubrificantes e também um bloquinho com banda musical dos alunos do curso de Música da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) integraram as atividades nos dias 20 e 21 de fevereiro. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Com instrumentos de sopro e corda, os músicos percorreram corredores, enfermarias e unidades de terapia intensiva, sempre com moderação no volume do som. A música contagiou todos que formaram um divertido bloquinho de carnaval, com adereços e a inclusão de pacientes, funcionários e estudantes.

“A música é uma manifestação cultural, observada desde os primórdios da humanidade. Ela já como terapia em grupos étnicos e também é educação por ser uma linguagem da arte e de forma científica ela pode ser usada na medicina”, explicou Brasilena Trindade, professora do curso de Licenciatura em Música da UFMA.

No setor de hemodiálise do hospital, o ritmo carnavalesco agitou no leito a paciente Venina Franco Amorim, 65 anos. “Me deu vontade de levantar agora e cair no frevo, como eu gosto de Carnaval”, disse.

Já na enfermaria, a paciente Irene Araújo Monteiro, em condições de dançar pelo corredor, foi atrás do bloquinho. “Carnaval é a festa que mais amo no mundo porque a gente se diverte bem, gosto demais”, falou.

Ver pacientes entusiasmados e com sorriso no rosto pela alegria que a música trouxe também emocionou profissionais e estudantes de saúde. Todos compartilhando do sentimento de prazer que ações terapêuticas trazem como complemento ao tratamento de saúde realizado pelo hospital.

Prevenção – Na tarde de quinta-feira (20), a programação na unidade de saúde contou com a parceria de técnicos do Departamento Estadual de Trânsito. Panfletos sobre orientações de trânsito seguro e preservativos foram distribuídos aos visitantes do hospital e motoristas que circulavam em frente à unidade de saúde.

Foi assim que o motorista de aplicativo, Márcio Zaparoli, chegou e saiu do hospital consciente das responsabilidades no trânsito. “Sou contra o uso de drogas e bebida em excesso. Acho importante que nesse período os motoristas tenham essa consciência de limites”, explicou.

A ação coordenada pela equipe de Segurança do Trabalho do hospital tem objetivo de ampliar o acesso da comunidade sobre prevenção de acidentes, como explica Hilton de Castro Soares Filho, superintendente de Segurança do Trabalho do Instituto Acqua.

“Nesse período aumenta o índice de acidentes e de pessoas que são infectadas por Infecções Sexualmente Transmissíveis. Nossas ações estão direcionadas para saúde do trabalhador dentro e fora da empresa e isso inclui ações de prevenção no trânsito”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *