contato@institutoacqua.org.br

Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) promove ciclo de palestra com nutricionistas e estudantes

11/09/2019

Evento objetivou atualização de conhecimentos da nutrição na área hospitalar; hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) 

Com auditório lotado, o Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís (MA), promoveu o I Ciclo de Palestra sobre Nutrição, na última terça-feira (10/09). A atividade integra as comemorações pelo Dia do Nutricionista, celebrado em (31/08). O evento objetivou a atualização de conhecimentos na área hospitalar e reuniu, além dos profissionais da nutrição do HCM, alunos de nutrição de instituições de ensino superior que estão em estágio supervisionado na unidade de saúde. Durante o evento, estudantes realizaram uma exposição sobre alimentos funcionais.

Caroline Cardoso de Souza, coordenadora de Nutrição do HCM, explicou a relação das palestras com o exercício da função de cada nutricionista. “Pensamos em palestras com os temas mais comentados na atualidade e que são dúvidas diárias para pacientes quando têm alta hospitalar e precisam retornar para sua rotina de alimentação em casa. O ciclo de palestras é uma forma de atualizar nossos conhecimentos”, detalhou a profissional.

O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e contou ainda com as palestras ‘Manipulações Dietéticas para Melhoria de Composição Corporal’, ministrada por Saul Campos; ‘Fitoterapia na Prática Clínica’, com Renara Leite e ‘Reaproveitamento de Alimentos’, com Sâmara Leticia. Eliakim Mendes conduziu um diálogo abordando a ‘Suplementação em Pacientes Hospitalizados’. A programação foi encerrada com a nutricionista Carol Alves que falou sobre os cuidados com a alimentação na sociedade contemporânea.

Serviços – Diversos atendimentos e serviços relacionados à nutrição também foram ofertados durante a programação. Acadêmicos de nutrição montaram estandes na entrada do auditório e ofertaram serviços como orientações sobre Educação Nutricional, Bioimpedência – exame que mede a composição corporal de uma pessoa – e apresentação de alimentos funcionais.

“A nutrição tem papel fundamental na recuperação e para alta de pacientes. Muitas vezes, o principal sintoma da doença é falta de apetite e perda de peso piorando o estado clínico do paciente e a nutrição entra para diagnosticar o estado nutricional e planejar a oferta de alimentação”, concluiu a nutricionista Caroline Cardoso ao falar do papel da nutrição no HCM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *