contato@institutoacqua.org.br

Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) promove cuidado terapêutico com sessão de maquiagem

29/03/2023

Iniciativa integrou pacientes e estimula fortalecimento de autoestima e enfrentamento positivo do tratamento de saúde

Na última segunda-feira (27/03) equipe do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís (MA), realizou ação alusiva ao mês da mulher no pátio interno da unidade. Sessão de maquiagem e fotos envolveram pacientes internadas, e em condições clínicas de participar da atividade, fora das enfermarias, em parceira com profissionais de beleza. O HCM é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Patrissandra Corrêa, psicóloga, explica que a ideia surgiu depois da fala de uma paciente com internação prolongada, que verbalizou o desejo de fazer fotos no jardim do hospital. “Porém ela não se sentia à vontade por estar em situação de hospitalização, e não se sentir bonita. A equipe de humanização pensou nesse momento”, explicou. A profissional ressaltou ainda que ações como essas promovem o resgate da autonomia e da autoestima e que é um recurso terapêutico de enfrentamento positivo no tratamento de saúde e no processo de hospitalização.

Erismilta Pereira Lima, 42 anos, está internada no hospital depois de ter um infarto. Ela aguarda cirurgia e segue em tratamento. A ação trouxe  momento de resgate da autoestima. “Fiquei com vergonha no começo. Mas depois me senti contemplada. A maquiagem garante uma grande elevação da autoestima. Toda equipe foi bem cuidadosa”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *