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Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) promove cultura de segurança hospitalar por meio da metodologia Safety Huddle

04/11/2022

Unidade qualificou equipes para prática que enaltece melhorias assistenciais e prevenção de riscos; metodologia Safety Huddle integra boas práticas adotadas pelo hospital, que está em fase de avaliação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA)

O Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís (MA), atribui passos importantes para ampliar e assegurar melhorias da assistência e prevenção de riscos aplicados na rotina de todos os setores. Dentre iniciativas que colaboram para avanços, a implementação da metodologia Safety Huddle está entre os destaques – trata-se de reunião rápida, realizada diariamente, para correção de falhas internas e interação entre profissionais.

As equipes dos setores de Imagem, Centro Cirúrgico, Enfermaria da Clínica Médica, Enfermaria Cardiológica, Ambulatório e Endoscopia receberam selo 5 estrelas por cumprir as metas previstas na ferramenta Huddle, como explica Naine Linhares, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP). “Iniciamos o treinamento de implementação da ferramenta em 19 de setembro para ser aplicada diariamente em todos os setores. O Huddle aumenta a eficiência, a qualidade do compartilhamento das informações e a definição de responsabilidades e funciona de modo bem prático com reuniões curtas e frequentes, sobretudo nas trocas de plantões. Possibilita à equipe o gerenciamento da qualidade dos serviços prestados e da segurança do paciente. Além disso, também permite a sinalização das preocupações e a identificação de possíveis falhas antes mesmo que aconteçam”, conta.

Equipe do Setor de Imagem foi a primeira a receber 5 estrelas por cumprir todas as metas. “Todos os dias aplicamos o Huddle pontuando alguma problemática do dia anterior relacionada aos nossos serviços de ressonância, dopller, radiografia, tomografia e ecocardiograma”, falou Jéssica Costa, enfermeira que coordena o Setor de Imagem, com equipe de 18 profissionais.

Na Enfermaria da Clínica Médica são 100 profissionais diariamente atentos à aplicação da ferramenta. “Que é resultado de muito treinamento e suporte da equipe da Qualidade na atualização do check list junto aos enfermeiros de plantão, que vão verificando as não-conformidades e evitando problemas na troca de equipe”, ressaltou Márcia Viana, coordenadora do departamento.

“Aqui na Enfermaria Cardiológica as equipes avaliam o ponto de impacto que aconteceu na troca de plantão, que são rotinas habituais, registramos com fotos e debatemos um tema pertinente ao dia”, finalizou Isadora Aroucha, coordenadora do setor, que conta com 60 profissionais.

Metodologia “Huddle” – prática que possibilita o gerenciamento de problemas pontuais. Duas vezes ao dia, o “Huddle” dura, em média, 15 minutos – na primeira reunião é realizado encontro geral sobre os problemas pontuais da unidade, no segundo o objetivo é rever as pendências da primeira conversa e comparar se houve êxitos e os problemas foram resolvidos. A palavra “Huddle” em sua definição original significa “amontoado”, porém sua terminologia é utilizada dentro dos esportes coletivos como “reunião”.

O Hospital Dr. Carlos Macieira, gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), também está em processo de avaliação da Acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação) e a ferramenta é um dos recursos que visam a melhoria da qualidade da assistência em saúde.

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