contato@institutoacqua.org.br

Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) promove palestra sobre sustentabilidade

16/06/2019

A atividade promovida pelo Núcleo de Educação Permanente e equipe de Segurança do Trabalho da unidade trouxe reflexões em comemoração ao mês do meio ambiente

O mês de junho é dedicado à conscientização sobre a preservação do Meio Ambiente e, para marcar o período, o Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís (MA), realizou em (14/06) palestra com o tema “Meio Ambiente e Sustentabilidade: Um momento de reflexão”, organizada pelo Núcleo de Educação Permanente e equipe de Segurança do Trabalho da unidade.

Dois profissionais da área ambiental, o geógrafo Manoel Carvalho e a engenheira ambiental Lauana Gonçalves, foram convidados para falar sobre temas que estimulassem a reflexão e conscientização global sobre ações e hábitos de preservação.

Manoel fez um resgaste histórico sobre como a natureza foi modificada pela população e as diferentes formas de exploração dos recursos naturais em nome do ‘progresso’. Para ele, os desafios frente aos tempos de globalização exigem um processo de mudança de comportamento e de hábitos.

“A educação ambiental deve começar na infância, sensibilizar sobre a importância do meio ambiente. A ideia da palestra é conscientizar a comunidade hospitalar sobre pequenas atitudes que fazem a diferença na melhoria das condições socioambientais”, disse Manoel.

Na sequência, Lauana abordou o conceito de sustentabilidade e o descarte de resíduos sólidos hospitalares. “Alguns hospitais já realizam programas de coleta seletiva e o material vendido para empresas de coleta seletiva acaba se revertendo em renda para a própria unidade de saúde”, pontuou a especialista.

A iniciativa do hospital, gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), além de promover a conscientização sobre a preservação do meio ambiente, sensibilizou sobre iniciativas alinhadas com o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *