contato@institutoacqua.org.br

Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) promove sessões de cinema aos pacientes

14/08/2020

Iniciativa garante integração e humanização na unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Pacientes e acompanhantes conferiram sessão de cinema na última quarta-feira (12/08) no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), de São Luís (MA). A iniciativa, promovida pela Comissão de Humanização da unidade, tem como objetivo integrar, acolher e minimizar o estresse pela hospitalização. O hospital é administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O hall da enfermaria do 3º andar foi adaptado para a sessão de cinema, considerando o distanciamento e a obrigatoriedade do uso de máscaras por todos dentro da unidade de saúde. Na tela, o filme “Lição de Vida” contou a história de um garoto de 10 anos que é levado para um orfanato, após sofrer violências familiares. Para impressionar um cliente, um consultor de investimentos encara o desafio de um trabalho no acampamento juvenil do orfanato. O consultor e a criança passam a conviver e lidar com suas diferenças e cuidados.

Roberta Alencar, psicóloga do hospital, explica que a equipe do projeto tem selecionado filmes com temáticas de superação e desafios de vida. Esta foi a terceira sessão já realizada no mês de agosto. Outras duas exibições já ocorreram no 5º andar do hospital e no setor do Hospital Dia.

“Essas sessões de cinema e outras atividades artísticas têm o intuito de passar acolhimento, abordar melhor as questões emocionais que nem sempre são verbalizadas. O paciente internado fica fragilizado, perde a autonomia e traz outros problemas pessoais e o sofrimento é ampliado para além do tratamento clínico. Então essas atividades são para minimizar esse sofrimento causado pelo estresse da hospitalização e promover mais qualidade de vida”, disse a especialista.

Joel dos Santos Sousa, 50 anos, assistiu ao filme acompanhado da irmã Alice de Sousa Rack. Internado no hospital desde 7 de julho, devido a um procedimento cirúrgico, ele gostou da iniciativa. “Fiz uma cirurgia de ponte de safena e estou aguardando só o momento da alta. Achei muito bom esse filme para poder se distrair. A gente fica muito tempo dentro do quarto e conhece os outros pacientes só de vista”, disse.

Alice valorizou a iniciativa. “Nunca tinha visto cinema dentro do hospital. É uma ideia muito boa”, falou, sorrindo. O casal Vanduítes Cristóvão dos Santos e Elisabeth Maria dos Santos também concordaram. “Acho uma ótima ideia de entretenimento. Uma forma de acolher, de interagir com os outros, pacientes e acompanhantes”, pontuou Elisabeth.

A programação do “Projeto Cinema” continua até dia 29 de setembro, com mais seis sessões em setores diferentes do hospital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *