contato@institutoacqua.org.br

Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) realiza atendimentos de cirurgias oftalmológicas

10/05/2022

Ação integra programa Mais Cirurgias, do Governo do Estado, e prevê 80 procedimentos cirúrgicos; hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Em São Luís, no Maranhão, a equipe do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, nesta terça-feira (10/05), procedimentos de correção de catarata e pterígio para pacientes que aguardavam essas cirurgias na fila de espera da Rede Estadual de Saúde. A iniciativa integra o programa Mais Cirurgias do Governo do Estado e contou com a visita do secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Ao todo, 80 pessoas foram convocadas para os procedimentos. Entre elas, Roberto Kléber Ferreira Lima, 58 anos, que fez cirurgia de catarata. “Há três meses recebi o diagnóstico para a cirurgia. Diminuiu minha qualidade de vista. Vejo tudo embaçado. Meu último exame com oftalmologista ele falou que eu deveria operar. Eu estou bem tranquilo, já vi familiares que fizeram a cirurgia e estou tranquilo e a visão reestabelecida”, disse.

Além dele, outra paciente na fila de espera é Natalina Martins, 64 anos, da cidade de Cedral. “Dois anos que eu estou com essas dificuldades, com olho cansado, sai muita água. Consultei aqui no hospital e espero que fique tudo bem para eu ir para casa com saúde”, falou.

Os pacientes fizeram triagem inicial com aferição de pressão, saturação, teste de glicemia e exame de biometria. Serão realizadas 60 cirurgias de catarata e 20 de pterígio, com alta no mesmo dia. Os casos de catarata são comuns em pessoas com mais de 55 anos. É uma doença associada a condições fisiológicas que afetam a lente natural dos olhos (a intraocular) deixando a visão turva ou embaçada. Já o pterígio é uma membrana que cresce no canto dos olhos composta por tecido fibroso e vasos sanguíneos que atinge a córnea. A sensação é de vermelhidão e coceira nos olhos.

O secretário Tiago Fernandes explicou sobre a iniciativa do mutirão do Governo do Estado. “Nós estamos ampliando o acesso de mais pessoas a estas cirurgias de quem aguardava na fila de espera. O Maranhão é um dos estados que melhor se preparou na pandemia e agora estamos podendo retornar com segurança na realização dessas cirurgias eletivas. Aqui no Hospital Carlos Macieira também vamos ampliar em 30% o número de cirurgias cardíacas”, afirmou.

Higienização das mãos – Nos corredores, foram instalados estandes com orientações sobre os 10 passos da higienização das mãos, que é uma das metas internacionais de segurança do paciente. Visitantes e colaboradores tinham ainda à disposição uma caixa escura que realiza um teste de qualidade sobre a forma correta de higienização.

A equipe aproveitou a ocasião para realizar testes e verificar se estavam cumprindo adequadamente a higienização. “Todo hospital tem que ter uma CCIH, para reduzir e combater as infecções. O dia da higienização é comemorado no 5 de maio. Hoje estamos reforçando essa campanha, com os 5 momentos da higienização e os passos corretos, com atividade dinâmica e treinamento prático. O risco de não aderir corretamente é os profissionais levaram infecção cruzada com bactérias aos pacientes”, pontuou o infectologista Fabrício Pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *