contato@institutoacqua.org.br

Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) realiza campanha Junho Vermelho de doação de sangue

16/06/2021

Campanha é realizada em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemomar), da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão; o hospital estadual é administrado pelo Instituto Acqua

Durante o mês, unidades de saúde promovem atividades de conscientização sobre a importância do gesto de doar. No Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís (MA), a campanha Junho Vermelho, que conscientiza sobre a doação de sangue, foi marcada pela mobilização de diversos profissionais em ato de solidariedade, nesta quarta-feira (16/06).

Antônio Magno Coelho do Monte Palma, 41 anos, técnico de enfermagem do HCM, foi o primeiro a entrar na fila da doação instalada no anexo do hospital. “A doação é um ato de amor. A gente sabe que doar sangue é salvar vidas. Já faço doação desde 2007”, disse.

Outro doador, também técnico de enfermagem, Léo Charles Souza, 35 anos, realizou sua primeira doação na vida. “Fui convidado pela equipe do hospital para participar da campanha. Fiz a triagem e foi tudo bem. Nessa pandemia qualquer forma de ajudar o próximo é uma coisa boa. Meu sangue é AB+ e deve ajudar muita gente que precisa”, falou.

O Hemomar destinou unidade móvel de coleta para realizar a campanha no hospital. A estrutura é organizada dentro de um ônibus com todo equipamento e profissionais necessários para realização da triagem até o armazenamento das bolsas de sangue, como explica a coordenadora de coleta externa da instituição, Valma Costa. “A unidade móvel é como se estivéssemos dentro do Hemomar. Fazemos o cadastro, o hematócrito (verificação de pressão, pesagem), a triagem clínica, entrevista com médico e enfermeiro e, estando apto, a pessoa pode fazer a doação”, explicou.

Para doar a pessoa precisa estar saudável, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50kg, estar alimentada, levar um documento oficial com foto e não ingerir alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação. Quem tem 16 e 17 anos pode doar, desde que acompanhado do pai ou da mãe ou de um responsável legal que possa assinar um documento de autorização. Quem tomou a vacina contra o coronavírus precisa esperar um período de 7 dias, no caso do imunizante AstraZeneca, e o período de 3 dias, para o imunizante Coronavac. Quem tomou vacina contra a gripe tem o prazo de 48 horas para vacinar. Aqueles que contraíram o coronavírus, tem o prazo de 30 dias após recuperação para poder fazer a doação.

Ygleicy Moises, integrante do Núcleo de Educação Permamente do HCM, falou sobre o objetivo da campanha no hospital. “O HCM sempre realiza campanhas educativas e, como estamos no mês do Junho Vermelho, aproveitamos para realizar a doação dentro da unidade. Sabemos que doar é um gesto de amor. E, por isso, convidamos todos os profissionais do setor administrativo e dos setores que atendem a pacientes não-covid para fazer a doação”, pontuou.

Instituições que se interessarem em fazer a doação com a presença da unidade móvel do Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemomar) devem entrar em contato com setor de serviço social da unidade de saúde, no telefone (98) 3216-1134. O Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) é administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *