contato@institutoacqua.org.br

Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) realiza mutirão de cirurgias eletivas neste final de semana

25/09/2019

Ação irá diminuir fila de espera em cirurgias geral e de urologia; unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) 

O Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís (MA), realiza na próxima sexta-feira (27/09) novo mutirão de cirurgias eletivas. Nesta primeira fase, que ocorre até 29 de setembro, serão 40 procedimentos de cirurgia geral. De acordo com a direção da unidade, a previsão é que sejam realizadas 400 cirurgias eletivas até o mês de dezembro. Do total serão 200 cirurgias gerais e 200 destinadas a cirurgias urológicas.

A ação visa diminuir a fila de espera. No último mês foram realizadas 90 cirurgias durante o mutirão urológico. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O diretor-geral do Hospital Dr. Carlos Macieira, Edilson Medeiros, diz que a realização de mais esse mutirão trará agilidade no atendimento. “Esses mutirões possibilitam agilidade e rotatividade na lista de espera. A redução na fila de cirurgia geral será em torno de 20%”, pontuou o médico.

Etapas – O mutirão de cirurgias geral foi dividido em cinco etapas. A primeira ocorre entre 27 e 29 de setembro. Durante os procedimentos de urologia serão realizadas cirurgias de Hidrocele, Varicocele, postectomia e RTU.  A urologia é uma das especialidades mais procuradas no HCM.

Os pacientes são regulados pelo Sistema estadual de Saúde e passam por triagem, que avalia as condições de saúde para a submissão à cirurgia. Os procedimentos cirúrgicos têm duração de 45 minutos a 1 hora, com pós-operatório de, em média, 24 horas para observação.

Além de atender a demanda de espera por cirurgias na especialidade, a iniciativa também tem o caráter de orientação e cuidado com o corpo, sobretudo entre os homens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *