contato@institutoacqua.org.br

Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) realiza segunda etapa de atendimentos em cirurgias pediátricas

03/01/2020

As consultas e exames foram realizadas nesta sexta (3) e as cirurgias acontecem no sábado e domingo; o Hospital Dr. Carlos Macieira é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Teve início, nesta sexta-feira (03/01), a 2ª etapa da oferta ampliada de cirurgias pediátricas no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), de São Luís (MA), com a realização das consultas e triagens dos pacientes regulados pelo Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, na capital maranhense. Até o domingo (5), serão atendidas 41 crianças que precisam de cirurgias de fimose, hérnia e outros procedimentos cirúrgicos.

A triagem de exames e consultas foi realizada no ambulatório do HCM, com a colaboração de três médicos do Juvêncio Mattos. As famílias foram recepcionadas pela equipe do Carlos Macieira, como explica o diretor-clínico do HCM, Luís Fernando Amorim Filho.

“Estamos conseguindo zerar a fila de espera de cirurgias eletivas dessas crianças. Essa é a segunda etapa e teremos mais etapas. Vamos fechar os procedimentos mais simples, como frenectomia lingual, postectomia, e depois vamos para as cirurgias de hérnia, sinéquia vaginal e fimose”, explicou Luís Fernando.

O Hospital Dr. Carlos Macieira é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Considerada referência em atendimento de alta complexidade, a unidade de saúde conta com a parceria do Hospital Dr. Juvêncio Mattos para as cirurgias pediátricas. No HCM são realizadas normalmente cirurgias cardiológicas pediátricas.

“Como as cirurgias são mais simples, a alta será rápida em até 24h e com retorno agendado no mês seguinte”, complementou o diretor-clínico do HCM.

Ioná Cristina Mota Figueiredo, 44 anos, levou o filho Kauã Mota Figueiredo, 11 anos, para consulta e agendamento da cirurgia de fimose. Ela retornará no dia 11 para a cirurgia e saiu agradecida do hospital. “A gente espera há mais de 2 anos. Foi uma benção receber esse atendimento. Agradeço muito que no próximo final de semana meu filho vai operar.”

Já Valberlan Pereira de Alencar, 37 anos, saiu do município de Vitória do Mearim para que o filho de 12 anos, Kaleb Pereira de Alencar, pudesse realizar a tão esperada cirurgia de fimose. “A gente também espera há quase 2 anos por essa cirurgia. Ele fez os exames e consultas e vamos ficar internados aqui para a cirurgia que vai ser amanhã”, disse Valberlan.

O mutirão é realizado com recursos de emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), destinada pelo deputado estadual Duarte Júnior, que participou das consultas e conversou com os pacientes. No sábado (4) serão realizadas 10 cirurgias e outras 10 neste domingo. As consultas e exames das cirurgias agendadas para os dias 11 e 12 de janeiro foram realizadas nesta sexta-feira (3).

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *