contato@institutoacqua.org.br

Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) recebe visita da Comissão de Saúde da Alema

14/03/2023

Agenda da comissão da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão incluiu o Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), primeiro do Nordeste a receber certificação ONA pela qualidade dos serviços de alta complexidade

O Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís (MA), recebeu na última terça-feira (14/03) visita da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Maranhão para conhecer os serviços ofertados pela unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). O objetivo também foi reiterar o reconhecimento da Organização Nacional de Acreditação (ONA) que certificou o hospital com a Acreditação Nível I, em cumprimento a padrões de qualidade e segurança do paciente. O HCM é o primeiro hospital do Nordeste a receber tal certificação.

A visita foi acompanhada pela equipe da Secretaria de Estado da Saúde e do Instituto Acqua, além da direção do HCM. Edilson Medeiros, diretor geral do hospital, fez apresentação do processo de certificação, iniciado em março de 2022 e concluído em dezembro do mesmo ano. Entre as principais tarefas estavam a definição do perfil epidemiológico dos pacientes, implantação de novos protocolos assistenciais, sistematização do organograma do hospital e valores assistenciais realinhados com a missão do Instituto Acqua e princípios, como integridade, compliance e conduta ética.

“Gostaria de frisar a parceria do Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde para o povo do Maranhão. É fundamental que tenhamos uma empresa que valoriza os profissionais e desenvolve um gerenciamento correto, honesto e do qual nós podemos nos orgulhar”, falou Edilson Medeiros.

“É impressionante como soa como um bálsamo quando as pessoas agradecem por serem atendidas no Carlos Macieira. Uma aprovação popular conquistada ao longo do tempo. Eu sei o tamanho das dificuldades e vamos levar essas discussões para encontrar soluções junto ao governador. Tenho certeza de que o avanço a partir da Acreditação vai dar muito certo”, frisou Florêncio Neto, deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde.

A subsecretária de Estado da Saúde, Liliane Carvalho, participou da visita e pontuou o hospital como referência para qualificação de toda rede estadual. “A gente precisa qualificar as nossas unidades, o hospital pode ser uma referência em levar o Maranhão ao mundo e ao Brasil como referência da nossa qualidade”, finalizou.

Um comentário em “Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) recebe visita da Comissão de Saúde da Alema”

  1. Rosilda Santos da Silva Castro disse:

    Orgulho me de fazer parte do corpo docente desta instituição a ser o primeiro do nordeste à receber tamanha honraria parabéns pra todos e principalmente pra seus gestores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *