contato@institutoacqua.org.br

Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) recebe visita de comitiva da Organização Pan-Americana da Saúde

16/06/2021

Comitiva visitou a Rede Cuidar de atendimento a pacientes pós-covid, serviço que integra a unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Na última semana, comitiva da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em visita ao Maranhão para troca de experiências em relação ao enfrentamento da Covid-19 conheceu as instalações e serviços da Rede Cuidar, que oferece assistência a pacientes com sequelas da doença, e integra o Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís, unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A comitiva foi acompanhada pelo diretor-geral do hospital, Edilson Medeiros; o diretor-administrativo, Otávio Campos; a gerente de enfermagem, Luinar Tavares, e pela chefe do Departamento da Qualidade e Projetos Especiais de Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Anna Cindy Araújo Leite. Formada por 13 profissionais, sob a liderança da médica Maria Almiron, a equipe cumpriu agenda até o final da semana.

A atividade da organização tem objetivo de buscar apoio para a tomada de decisões e a implementação de políticas públicas baseadas em evidências e boas práticas, levando em consideração a identificação de questões estratégicas importantes, os desafios que precisam ser superados, e as soluções imediatas que podem ser prontamente implementadas.

“A OPAS está acompanhando os resultados obtidos no Maranhão e também dando suporte para o enfrentamento à pandemia, apoio concretizado com ações como a doação de 60 mil testes rápidos de antígeno em abril. O Maranhão foi escolhido para ser acompanhado mais de perto, pois é um estado que vem apresentando bons resultados no combate à pandemia. Nas visitas deles, têm acompanhado todo o nosso processo de cuidar dos pacientes com a Covid, desde quando chega na UPA até a internação no hospital e no pós-covid, com a Rede Cuidar. Estamos no caminho certo e, com certeza, essa visita pode contribuir com algo para continuarmos evoluindo”, disse Anna Cindy.

A Rede Cuidar, em São Luís, é um serviço pioneiro na assistência a pacientes com sequelas da Covid-19. Em menos de um mês, o relatório de atendimento contabilizou 1.035 pacientes atendidos no período de 26 de abril a 17 de maio. São pessoas que adoeceram do novo coronavírus e que precisam de acompanhamento multiprofissional. O serviço ambulatorial funciona no anexo do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) e ambas unidades são gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *