contato@institutoacqua.org.br

Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) recebe visita de representante da OPAS

10/03/2021

O hospital gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) integra as unidades que receberam apoio da Organização Pan-Americana de Saúde no enfrentamento à Covid-19

Na manhã desta quarta-feira (10/03), a direção do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) recebeu a visita da infectologista Mariana Crodas, integrante da Organização Pan-Americana de Saúde, a OPAS, como consultora para emergências em saúde. A visita foi acompanhada pelo diretor-geral do HCM, Edilson Medeiros, o diretor-administrativo, Otávio Campos, a gerente de enfermagem, Luinar Miranda, e pela diretora-executiva do Instituto Acqua, Paula Assis.

A visita teve caráter avaliativo para reconhecer de perto como o hospital de alta complexidade está organizado para a assistência em saúde e também a rápida resposta no atendimento a pacientes com Covid-19, desde o início da pandemia.

“Temos uma metodologia que agrega quatro eixos: a comunicação, vigilância, assistência e laboratório. O hospital consegue agregar esses pilares e ser uma vitrine de resposta do acesso à saúde como referência para todo o estado. Essa é uma primeira visita de avaliação dos números e pretendemos voltar para uma visita mais abrangente em todas as regiões do Maranhão”, disse Mariana Crodas.

O HCM é administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). No dia 4 de março, a OPAS fez a doação de 10 mil testes rápidos de antígenos para as unidades gerenciadas pelo Instituto. O hospital recebeu 3.200 testes.

“A OPAS se disponibiliza ao Governo do Estado para preencher todas as lacunas que pudermos alcançar. O Carlos Macieira servirá como modelo de matriciamento para qualificação da assistência em todo o estado”, ressaltou a representante da OPAS.

Para o diretor do hospital, Edilson Medeiros, a parceria é um mais um benefício para a população maranhense. “A OPAS já é um parceiro que vem nos ensinar e fortalecer nesse momento de pandemia. É um parceiro da Rede Estadual de Saúde e vai somar cada vez mais conosco”, disse.

Enfrentamento à Covid-19 – Em agosto do ano passado, membros do Gabinete de Crise da Secretaria de Estado da Saúde (SES) estiveram reunidos com a comitiva da OPAS durante cinco dias. O objetivo do grupo foi conhecer as políticas de enfrentamento à Covid-19 no Maranhão.

Na ocasião, mais de 20 estabelecimentos de saúde instalados em São Luís, Pinheiro, São José de Ribamar e Santa Inês receberam a comitiva, que contou com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). Participaram da incursão representando a OPAS 14 profissionais das áreas de vigilância, assistência e comunicação que atuam nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
Os gestores locais apresentaram o plano de ação e resposta do Maranhão à situação epidemiológica da Covid-19, bem como os principais avanços e desafios encontrados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *