contato@institutoacqua.org.br

Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) retoma internações regulares em leitos de enfermaria

06/07/2020

Com a redução de novos casos da Covid-19, hospital reorganizou leitos de enfermaria para pacientes sem o novo coronavírus

O Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís (MA), deu início à retomada gradual de serviços de internação e cirurgias eletivas com a oferta de leitos. Administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o hospital se tornou um dos principais equipamentos no tratamento de pacientes com o novo coronavírus.

O diretor geral do HCM, Edilson Medeiros, explica que a liberação dos leitos foi possível a partir das altas e de paciente estabilizados que foram regulados para o Hospital de Campanha do Governo do Estado. “Neste momento, o hospital vai atender ainda a pacientes graves que estão internados na UTI. Os pacientes de enfermaria positivados com a Covid-19 considerados clinicamente estáveis foram transferidos para o Hospital de Campanha para dar sequência ao tratamento e os pacientes negativados para Covid-19 e que precisam de acompanhamento no hospital por alterações cirúrgicas, permanecem internados no HCM”, falou.

As transferências e altas possibilitaram a retomada de dois andares de enfermaria do hospital para atividades clínicas e cirúrgicas. Pacientes que aguardavam consultas já estão retornando ao ambulatório do hospital – reaberto no dia 22 de junho – com agendamento regular e horário marcado. Aqueles que precisarem realizar procedimentos cirúrgicos já terão leito disponível para internação, incluindo casos de cirurgias de urgência.

Na avaliação do diretor do hospital, o retorno das atividades cirúrgicas e clínicas é um ganho. “O HCM é um hospital de alta complexidade, um dos únicos da rede a oferecer atendimento em neurocirurgia, cirurgia vascular, hemodinâmica, endoprótese e cirurgias endovasculares. Além de realizar outras cirurgias complexas, como cirurgia plástica, cirurgias de cabeça e pescoço, proctologia, dermatologia. Voltamos a oferecer um atendimento muito próximo do que tínhamos antes da pandemia”, pontuou Edilson.

Leitos – O Hospital Dr. Carlos Macieira funciona com 269 leitos. Destes, 219 são para pacientes sem a Covid-19, divididos em 36 leitos de UTI Adulto, 54 leitos na Clínica Médica, 70 leitos na Clínica Cirúrgica, 41 leitos de Cardiologia e 18 leitos no Hospital Dia. Os outros 50 leitos são para pacientes com a Covid-19 internados em UTI, sendo 42 pacientes na UTI Adulto e 8 pacientes na UTI Pediátrica.

“A Covid-19 nos transformou em profissionais melhores, mas especialmente, em pessoas melhores. Cada admissão, cada alta comemorada, cada perda, cada ganho, marcaram para sempre nossas vidas. Gratidão é a melhor palavra”, disse a enfermeira Analice Franco.

O técnico de enfermagem André Jhonatas da Conceição, que atua na UTI Cirúrgica do hospital, também comemorou a reabertura dos leitos. “Tivemos que nos adaptar a uma nova realidade e tomar muitos cuidados com a higienização e não levar o vírus para casa. Depois de muita luta, comemoramos este retorno”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *