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Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) utiliza tecnologia para aproximar familiares e pacientes durante tratamento da Covid-19

09/05/2020

Chamadas de vídeo diárias possibilitam conversa entre paciente e familiar; medida tem diminuído distância causada pela internação hospitalar

As medidas de isolamento social após o aparecimento dos sintomas e a confirmação positiva do diagnóstico de Covid-19 têm levado pacientes à internação em unidades de saúde. No Maranhão, o Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), de São Luís, encontrou uma forma de diminuir a distância entre pacientes e familiares. Por meio de um aplicativo de troca de mensagens, familiares podem todos os dias, através da tela virtual, aliviar a saudade criada por conta da internação hospitalar. Os encontros virtuais têm sido carregados de muita emoção. O HCM é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Em um dos leitos do 4º andar, Lusiano Alves Silveira, 37 anos, aguardava ansioso a chegada da equipe de Psicologia para o momento de realizar a chamada por vídeo. Ele conta que a iniciativa tem ajudado a diminuir a saudade dos familiares.

“Estou só aguardando a minha alta e todos os dias faço vídeo-chamadas. Todo dia falo com minha família e sei como cada um está. Aqui no hospital o tratamento foi ótimo e a alimentação também”, expressou, após conversar com o filho de seis anos na chamada por vídeo.

Em casa, o sorriso e a alegria de Kayte Saraiva Moreira demonstravam a importância da nova ação da unidade de saúde. “Fico emocionada quando falo com ele. Acho muito importante essas vídeo-chamadas. Além disso, recebo o boletim dele [Lusiano] e os profissionais que me passam são educados e explicam bem”, comentou a esposa de Lusiano.

Com números de contato cadastrados na ficha de internação do paciente, psicólogos visitam cada leito e em contato com a família dão início às chamadas por vídeo. Nos primeiros dias, um smartphone realizava as chamadas por vídeo. Atualmente, após uma doação de dez tablets pela Equatorial Energia, os aparelhos eletrônicos têm sido utilizados na ação de humanização.

Edvanildo Santos, 57 anos, também reforçou a relevância das vídeo-chamadas no Hospital Dr. Carlos Macieira. “Fiquei muito satisfeito com esse serviço. Ajuda muito. O psicológico melhora muito pelo contato com a família. Eles ficam preocupados com a gente e nós com eles e esse contato aumentou em 100% nosso elo”, destacou.

Melhora psicológica – Roberta Alencar, psicóloga que integra a equipe multiprofissional do HCM, detalhou os ganhos ao paciente com o momento das chamadas por vídeo. “É um direito de todo paciente. Eles se sentem mais seguros, mais confiantes no contato com a família e isso ajuda no tratamento. Os pacientes sabem notícia das suas famílias e contam como estão”, afirmou.

Todos os dias, as chamadas por vídeo começam às 9h. Familiares de pacientes internados e que demandam um tratamento mais especializado e monitorização constante de sinais vitais recebem boletim por telefone. Médicos realizam ligações diárias e informam a família sobre o quadro clínico do paciente.

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