contato@institutoacqua.org.br

Hospital Dr. Jackson Lago (MA) faz treinamento de prevenção ao Coronavírus

23/03/2020

Unidade de saúde tem intensificado ações educativas reforçando a importância da adoção de medidas que evitem o contágio do Covid-19 e de outras infecções respiratórias

O Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro (MA), intensificou ações educativas e treinamentos voltados para prevenção do novo Coronavírus, Covid-19. Referência para 42 municípios, a unidade de saúde tem reforçado com colaboradores, acompanhantes e pacientes a necessidade da adoção de medidas que evitem o contágio e propagação da doença e de outras infecções respiratórias. O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão.

A coordenadora de enfermagem, Luize Melo, detalhou como tem sido a rotina no Hospital Regional nesse momento da pandemia. “Estamos treinando nossos supervisores para que possamos fazer uma força tarefa nesse momento em que a orientação e educação são indispensáveis. Também disponibilizamos todo material necessário para proteção individual de nossos colaboradores e orientamos cada profissional sobre a paramentação e desparamentação correta”, mencionou.

Durante a semana, as enfermeiras Nayhane Cunha, coordenadora dos Núcleos de Segurança do Paciente e Educação Permanente, e Josiedna Abreu Pinheiro, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, realizaram programação voltada para higienização correta das mãos com água e sabão e álcool gel, além de outros alertas relacionados a prevenção. As profissionais de enfermagem conversaram com colegas de todos os setores da unidade saúde, entre os quais, Clínicas médicas, ortopédica, cirúrgica, pediátrica, UTI, colaboradores das áreas administrativas, segurança, auxiliares de serviços operacionais, entre outros.

Outra capacitação foi coordenada pelo médico infectologista, Eudes Simões Neto. Durante a roda de conversa com profissionais, acompanhantes e pacientes, o infectologista explicou quais os sintomas, formas de contágio, utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), entre outros aspectos.

Além do Hospital Regional Dr. Jackson Lago, outras unidades de saúde administradas pelo Instituto Acqua em parceria com a SES também realizam treinamentos e capacitações. O Acqua lançou, no início da semana, a campanha ‘Profissional Seguro – Prevenção ao Coronavírus’. A ação integrada conta com a participação de colaboradores em São Paulo, Maranhão e Mato Grosso do Sul no combate ao Covid-19. O planejamento envolve equipes do Acqua nas áreas de saúde, sustentável, cultura, educação e setores administrativos para informar e capacitar todos profissionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *