contato@institutoacqua.org.br

Hospital Dr. Jackson Lago (MA) promove treinamento sobre cuidados com pacientes da UTI

30/11/2019

Terapia nutricional e disfagia foram abordados na capacitação; unidade de saúde conta com projeto de UTI Humanizada

O Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro (MA), promoveu na última quinta-feira (28/11) treinamento sobre cuidados com pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Na capacitação foram abordados aspectos relacionados a disfagia – pacientes com dificuldades de deglutição – e terapia nutricional. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“Esse treinamento tem o intuito de orientar os profissionais sobre o que é disfagia, suas complicações e como cuidar de maneira segura desse paciente quanto a alimentação. Além disso, é sempre importante renovar o nosso conhecimento, ainda mais quando cuidamos de vidas. Cuidar de um paciente disfágico é um desafio e papel de toda a equipe, pois precisamos estar conectados nas nossas condutas para o bem-estar geral desse paciente”, pontuou a fonoaudióloga Sther Kelly Amaral, que integra a equipe multiprofissional.

Durante a capacitação, a atuação do fonoaudiólogo dentro da UTI com foco nos cuidados relacionados ao tema disfagia, classificação, sinais, sintomas e cuidados necessários também estiveram na pauta principal do treinamento. Em relação aos cuidados, a profissional de fonoaudiologia pontuou que em primeiro lugar é importante levar em consideração a via de alimentação do paciente. “Devemos levar em consideração se é exclusivamente via oral ou alternativa, ou ambas, respeitando a consistência e volume definidos com base na avaliação. Dentre os cuidados que devemos ter no momento de oferta da dieta via oral é a postura do paciente, estado de alerta e aceitação, atentos para os sinais e sintomas que o paciente possa apresentar”, completou Sther Kelly.

Terapia Nutricional – As orientações sobre os cuidados com manejo e implantação das dietas foram abordados pela nutricionista Laiane Ferraz Araújo. Para a profissional, a atuação da equipe multidisciplinar é primordial para a recuperação do estado nutricional do paciente. “Tratamos sobre a implantação das dietas enteral, parenteral e suplementos, enfatizando o cumprimento da vazão das dietas, baseado na avaliação nutricional, além do horário de curso das dietas. Possibilitando assim a diminuição de chances de perda de massa magra significativa do paciente”, mencionou.

UTI Humanizada – Além das capacitações, o Hospital Dr. Jackson Lago desenvolve o projeto da UTI Humanizada, no qual pacientes podem ter o carinho e apoio de familiares diariamente. A humanização é um conjunto de iniciativas que dentro da UTI visam a produção de cuidados ao paciente em estado crítico capaz de conciliar a tecnologia com o acolhimento necessário e o respeito cultural e ético ao paciente.

De acordo com o projeto, o objetivo de aprimorar o processo de humanização dentro do Hospital Regional prevê ainda melhorar práticas na assistência ao paciente, possibilitando melhor e mais rápida recuperação com a participação ativa do familiar no processo de restabelecimento da saúde.

Na gestão de uma UTI humanizada é realizado ainda o ‘Round Multidisciplinar’. Nesse tipo de prática de assistência, a equipe composta por profissionais de diversas áreas elencam problemas relacionados aos pacientes e estabelecem metas a serem atingidas pela equipe multiprofissional. Todos os dias, às 14h, são feitas reuniões beira-leito com a presença de médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, fisioterapeuta, odontologista, nutricionista, psicólogo, assistente social, profissionais da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e fonoaudiólogos.

A participação nas discussões diárias do ‘Round Multiprofissional’ é uma experiência relevante para a prática clínica, auxiliando no compartilhamento de decisões, subsidiando a segurança do paciente, sobressaindo a qualidade da assistência, e tendo como foco principal os pacientes e familiares atendidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *