contato@institutoacqua.org.br

Hospital Dr. Jackson Lago (MA) realiza blitz educativa com informações de prevenção ao câncer de mama

10/10/2019

Gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), hospital vai promover três dias de ação com atividades alusivas à Campanha Outubro Rosa

No município de Pinheiro, os usuários do Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago receberam, na última terça-feira (08/10), informações e orientações sobre formas de prevenção ao câncer de mama. A atividade deu início à programação alusiva à Campanha Outubro Rosa promovida nas unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão.

As atividades foram organizadas pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do hospital que conta com uma equipe multidisciplinar e a colaboração de estudantes universitários dos cursos de Medicina e Enfermagem da cidade de Pinheiro.

“Durante dois dias de programação apresentamos aos usuários do hospital o que é a campanha e as diferentes formas de prevenção ao câncer de mama, como é possível descobrir a doença, fazer a prevenção e como realizar o autoexame das mamas”, disse a enfermeira e coordenadora do NEP, Nayhane Ferreira Cunha.

Na etapa seguinte da campanha serão oferecidos exames de ultrassom e mamografia para os servidores e pacientes. “A campanha também dá enfoque não somente ao câncer de mama, mas ao câncer do colo do útero e, por isso, frisamos esses cuidados no material informativo que distribuímos”, complementou Nahyane.

Os visitantes e profissionais do hospital recebem, durante toda a campanha, pequenos laços na cor rosa, para simbolizar que são apoiadores da iniciativa de prevenção ao câncer. A professora Maria Amélia Farias, 47 anos, da cidade de Palmeirândia, que estava em consulta no hospital no momento da blitz educativa, recebeu um laço e ficou interessada em multiplicar as informações recebidas para mais pessoas.

“Vou levar essas informações para o pessoal do meu povoado porque nem todo mundo tem acesso aqui e é muito importante ter esse cuidado, ficar atenta ao autoexame. Todo ano eu faço a ultrassonografia como forma de prevenção porque o câncer de mama ainda tira muitas vidas”, disse a professora.

Programação – No dia 18 de outubro, a médica Vanessa Pollyana Campos vai abordar a palestra “A importância do diagnóstico precoce”. Em 22 de outubro, a unidade de saúde fará uma grande ação de promoção de autoestima e cuidado com a beleza. Dia 31 de outubro será oferecido um mutirão de mamografia, das 8h às 17h.

Com o tema “Transforme seu amor próprio em cuidado e prevenção”, as unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua organizaram atividades para intensificar o alerta sobre cuidados que o público feminino deve adotar para realização de exames preventivos no combate ao câncer de mama.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) aponta que o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, segundo o INCA, o percentual é de 29%.

O câncer de mama é um tumor resultante da multiplicação de células anormais da mama. Há vários tipos de câncer de mama. A maioria dos casos têm boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticados no início.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *