contato@institutoacqua.org.br

Hospital Dr. Jackson Lago (MA) realiza mais de 400 testes na campanha Dezembro Vermelho

23/12/2019

Iniciativa contou com intensa programação para alertar sobre HIV; hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Palestras, testes rápidos, orientação e distribuição de informativos e preservativos integraram as atividades da campanha Dezembro Vermelho, promovida pelo Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, no município de Pinheiro (MA). A programação teve início com roda de conversa com o infectologista Eudes Simão, no início do mês. Até a última semana foram realizados mais de 420 testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite.

“Abrimos a campanha desse ano trazendo informações sobre o trabalho apresentado pelo especialista no Congresso de Infectologia realizado em Belém, com a proposta de também complementar as ações educativas e de prevenção com dados científicos”, explicou a enfermeira e coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do hospital, Nayhane Cunha.

A roda de conversa contou com a participação de estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), colaboradores e pacientes do hospital. Com o tema “Perfil Clínico e Epidemiológico de Pacientes Portadores de HIV/AIDS Notificados de novembro de 2015 a abril de 2019”, o trabalho dá enfoque aos casos de pacientes internados na unidade de saúde diagnosticados com as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

“Alguns casos nós conseguimos internar aqui os pacientes e tratamos as comorbidades, diminuindo os sintomas da fase aguda da doença e encaminhando para o tratamento com antirretrovirais nas unidades referenciadas e o Centro de Testagem e Acompanhamento dos municípios”, explicou o especialista.

De acordo com levantamento epidemiológico do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), o Maranhão notificou, desde o início da epidemia, em 1980, até outubro de 2019, 21.288 casos de Aids, sendo 62,8% do sexo masculino (13.020) e 33,2% do sexo feminino (8.058). Este ano a campanha tem por tema “A luta é compartilhada. A prevenção tem que ser combinada”. Além de alertar para a prevenção que é a única forma de não contrair a doença, também incentiva a realização do teste rápido para detecção do vírus no estágio inicial. O tratamento do portador do HIV, nesta fase, aumenta a expectativa de vida por meio do tratamento especializado.

As atividades prosseguiram ao longo do mês com a realização de testes rápidos pela equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento do município de Pinheiro, distribuição de folder, orientações e kits com preservativo, na área de vivência do hospital. Josiedna Pinheiro, enfermeira que integra o Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar da unidade de saúde, falou aos participantes sobre prevenção, diagnóstico e o tratamento do HIV. A ação contou com a parceria dos alunos do Grupo de Extensão de Enfermagem da UFMA.

Dezembro Vermelho – A Aids é uma doença crônica que atinge o sistema imunológico, não tem cura e pode levar à morte quando não tratada. O vírus ataca as células de defesa do corpo humano, o organismo fica mais vulnerável, seja para um simples resfriado até infecções mais graves, como tuberculose ou câncer, dificultando o tratamento dessas doenças. O vírus HIV, causador da Aids, está presente no sangue, no sêmen, na secreção vaginal e no leite materno.

A Campanha Dezembro Vermelho busca sensibilizar a população sobre a prevenção e o tratamento precoce contra o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Um comentário em “Hospital Dr. Jackson Lago (MA) realiza mais de 400 testes na campanha Dezembro Vermelho”

  1. Anne Caroline Cesar de Oliveira disse:

    Excelente iniciativa de conscientização e prevenção sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), de forma pratica e acessíveis as pessoas com poucas informações, quebrando tabus, grande entrave para pessoas infectadas e seus familiares em busca de recursos médicos. Parabéns aos idealizadores e colaboradores da Campanha Dezembro Vermelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *