contato@institutoacqua.org.br

Hospital Dr. Jackson Lago (MA) reforça campanha de higienização correta das mãos

21/04/2020

Ação integra capacitações desenvolvidas pelas unidades de saúde sob a gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) durante  combate à pandemia

O Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro (MA), intensificou na última semana campanha de higienização correta das mãos e adorno zero. As atividades integram as ações desenvolvidas pelas unidades de saúde sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) durante o combate à pandemia de Covid-19.

Durante as orientações, seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a enfermeira Nayhane Cunha, do Núcleo de Segurança do Paciente, conversou com os colaboradores sobre a importância da adoção de práticas que evitem a propagação de vírus, entre eles o que causa a Covid-19 e ainda evitar acidentes de trabalho. O uso indevido de acessórios ou adereços no ambiente hospitalar pode comprometer o estado de saúde de um paciente.

São considerados adornos: relógios, anéis, alianças, correntes, presilhas de cabelo, broches, piercings, gravatas, bijuterias e demais acessórios de uso pessoal.

“No início do mês de abril é realizado o Dia Nacional pela Segurança do Paciente, porém decidimos nesta última semana intensificar essas capacitações aliando a data com a importância de se falar sobre essas boas práticas no combate à pandemia”, comentou a enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente.

A capacitação in loco ocorreu nas clínicas pediátrica, ortopédica e cirúrgica, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), recepção, admissão, estabilização (triagem), com profissionais da equipe multidisciplinar, farmácia, hemodiálise e almoxarifado. Além dos assuntos sobre higienização correta das mãos, outro tema abordado com as equipes de profissionais de saúde foi a colocação e retirada de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). A conversa foi coordenada pela enfermeira Josiedna Abreu Pinheiro, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar.

Além da meta de higienização corretas das mãos para reduzir os riscos de infecções, a OMS determina outras cinco metas internacionais de Segurança do Paciente, que são: identificar de forma correta o paciente; manter uma comunicação efetiva entre os profissionais de saúde; melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração  de medicamentos; assegurar cirurgia segura em local de intervenção, procedimentos e pacientes corretos e reduzir o risco de queda e prevenir úlceras por pressão.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *